Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, cerca de 100 prefeitas(os) e secretárias(os) de educação de 43 municípios brasileiros se reunirão em Sobral (CE) para refletir sobre o seu papel na promoção de uma educação pública de qualidade para todas(os), sem que nenhum(a) estudante fique para trás. O 2º Encontro de Prefeitas e Prefeitos pela Equidade na Educação é uma iniciativa do Centro Lemann e faz parte do processo de adesão ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais, que já atende 49 redes municipais localizadas nas cinco regiões do país e abriu inscrições para novos interessados.
Ao longo do evento, as lideranças municipais terão a oportunidade de analisar os dados educacionais dos seus municípios a partir de recortes de raça, gênero, nível socioeconômico, geografia e deficiência, de forma a ter uma visão mais ampla sobre as desigualdades existentes em suas redes e escolas. Também dialogarão com prefeito e ex-prefeitos de Sobral, que assumiram o compromisso político e tomaram decisões inovadoras que resultaram na revolução educacional realizada naquele município.
Participantes poderão conhecer mais a fundo o Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, iniciativa que visa fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes. Também poderão interagir com lideranças, que fazem parte da primeira turma do programa, iniciado em 2022, a exemplo de Ana Albuquerque, vice-prefeita de Currais Novos (RN), e Simone do Rocio, secretária de educação de Ponta Grossa (PR).
“Nas mais bem-sucedidas experiências de enfrentamento às desigualdades na educação, gestores de secretarias e escolas assumem e desenvolvem papel estratégico na afirmação de uma educação que, de fato, promova a equidade”, ressaltou Rogers Mendes, gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann.
Em Sobral, as lideranças terão a oportunidade de entrar em contato com uma das experiências mais exitosas no cenário educacional brasileiro, conhecida por enfatizar a alfabetização e eliminar a evasão escolar. A programação também irá oportunizar momentos de trocas, como a roda de conversa com as principais lideranças educacionais responsáveis pela revolução educacional empreendida no município cearense, a exemplo de Ivo Gomes e Veveu Arruda, respectivamente prefeito e ex-prefeito de Sobral.
A equipe da Secretaria de Educação do município irá compartilhar sua experiência com a seleção de gestoras(es) escolares. Participam deste debate Herbert Lima Vasconcelos, secretário de educação, Amaury Gomes, diretor da Esfapege, Sâmia Linhares, superintendente escolar, e Cleber Rodrigues, diretor da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Sá.
Por fim, os participantes vão conhecer as contrapartidas e os compromissos para adesão ao Programa de Formação.
PROGRAMAÇÃO
30/11
Manhã
Momento 1- Abertura e acolhida
Momento 2 – Atividade de engajamento
Momento 3 – Apresentação: marcadores de desigualdade na educação
Momento 4- Painel interativo: “Qual o papel de uma prefeita e de um prefeito na garantia de educação com qualidade e equidade no seu município”
Com Ivo Gomes, prefeito de Sobral e Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral e diretor-executivo da Associação Bem Comum.
Tarde
Momento 5 – Painel interativo: “A experiência de Sobral com seleção, formação e acompanhamento de gestoras(es) escolares”
Com Herbert Lima Vasconcelos, secretário de educação de Sobral, Amaury Gomes, diretor da Esfapege, Sâmia Linhares, superintendente, e Cleber Rodrigues, diretor da Escola de Ensino Fundamental Osmar de Sá.
Momento 6 – Apresentação dialogada
Com Rogers Mendes, gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann, Ana Albuquerque, vice-prefeita de Currais Novos (RN), Simone do Rocio, secretária da educação de Ponta Grossa (PR).
01/12
Manhã
Momento 1 – Abertura e acolhimento
Momento 2 – Autoavaliação das condições das redes para adesão ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais
Momento 3 – Atividade em grupo para identificação de soluções aos possíveis desafios das redes, relativos ao desenvolvimento do Programa de Formação de Lideranças
Momento 4 – Plenária final: discussão sobre soluções e compromissos para o desenvolvimento do Programa de Formação de Lideranças Educacionais
Momento 5 – Orientações finais para adesão ao Programa de Formação de Lideranças Educacionais