NOSSO MANIFESTO
Nós acreditamos que a educação é a base de toda sociedade. Somente por meio dela é possível vislumbrar um futuro que assegure a cada indivíduo alcançar seu pleno potencial.
Fazer com que o direito à educação de qualidade seja garantido para todas e todos é um grande desafio. Diante do complexo cenário brasileiro, a escola, muitas vezes, potencializa as desigualdades, no lugar de equalizá-las. E a trajetória torna-se mais difícil para quem enfrenta maiores obstáculos.
Somos diferentes, precisamos ser tratados de formas diferentes. Para permitir que cada pessoa aprenda, é preciso levar em consideração o que cada uma delas necessita para desfrutar plenamente a sua experiência educacional.
Isto significa:
- perceber e se importar com cada indivíduo;
- apoiar cada um(a), de acordo com as suas necessidades;
- identificar e corrigir desigualdades;
- valorizar as diversidades;
- proporcionar igualdade de oportunidades educacionais;
- garantir o desenvolvimento integral de todas(os) as(os) estudantes.

Acreditamos que lideranças conscientes, redes engajadas e escolas potentes são capazes de promover trajetórias escolares e aprendizagem igualmente potentes, para garantir que cada estudante voe mais alto e chegue aonde deseja.
QUEM SOMOS
Nascemos em 2021 sob o paradigma de que todas as pessoas são capazes de aprender, independentemente dos seus contextos e características pessoais.
Somos o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, uma organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann e inspirada pelo município de Sobral, no Ceará. Nossa missão é promover aprendizagem com equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.
Atualmente, integramos o ecossistema de organizações apoiadas pela Fundação Lemann formado por organizações que trabalham em causas conectadas e temas que dialogam com os pilares da Fundação, caminhando na direção de um Brasil mais justo e avançado. São financiadas e cofinanciadas organizações, redes e iniciativas, fortalecendo a gestão de organizações ou redes, disseminando conhecimento e fazendo advocacy por políticas públicas de educação e gestão de pessoas.
Promover equidade na educação significa diferenciar o que cada estudante precisa e garantir direitos e oportunidades na medida da sua necessidade, a fim de reparar desigualdades e assegurar aprendizagem e desenvolvimento integral de qualidade para todas(os) e para cada uma e cada um.
O Centro Lemann no Brasil
A proposta de criar um Centro Lemann no Brasil surge do diálogo entre o presidente da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann, e o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda. A iniciativa parte do desejo de ver florescer um centro global de excelência no País, inspirado na experiência de Sobral, para contribuir com a garantia de aprendizagem com qualidade e equidade na educação básica.
Os demais Centros Lemann estão ligados a algumas das melhores universidades do mundo, como Stanford, Columbia, Oxford e Illinois, e produzem conhecimentos e evidências de ponta sobre e para o Brasil, além de contribuir com a formação de lideranças brasileiras em nível de pós-graduação. Já nós, do Centro Lemann de Sobral, colaboramos com diferentes universidades e centros de pesquisa, dentro e fora do País, e desenvolvemos um programa não acadêmico de formação de lideranças educacionais, voltado para transformar as suas atitudes e práticas cotidianas.
Centros Lemann pelo mundo
Nossa inspiração
O município de Sobral nos serve de exemplo. Apesar de lidar com uma realidade socioeconômica desafiadora, conseguiu transformar sua educação pública de maneira inequívoca e sustentável, por meio de ações que garantiram aprendizagem de qualidade com equidade para todos e todas. No ano 2000, 49% das(os) estudantes da rede municipal aprendiam a ler na idade certa, percentual que passou para 92% já em 2004.
Dentre as muitas lições que aprendemos com Sobral, algumas inspiram as nossas ações de forma mais contundente, como:
- a desnaturalização do fracasso escolar e da desigualdade educacional;
- a estabelecimento de forte compromisso político;
- a definição de objetivos e metas claros e comuns;
- a construção de espírito de rede;
- o fortalecimento e empoderamento das lideranças educacionais;
- a eficiência na gestão;
- o reconhecimento dos atores envolvidos;
- a busca de evolução permanente.
Nossa ideia não é reproduzir o modelo de Sobral em outras regiões do País, mas disseminar os princípios e aprendizados gerados pelo município, a fim de inspirar outras redes de educação a avançarem, considerando seu próprio contexto, desafios e possibilidades.

Margem esquerda do rio Acaraú, Sobral (CE).
COMO ATUAMOS
Nossa atuação se dá por meio de dois programas, construídos com base em evidências e a partir da escuta e colaboração de diferentes atores e organizações provenientes das cinco regiões brasileiras e de outros países.
O Programa de Formação de Lideranças Educacionais destina-se a secretárias(os) de educação, técnicas(os) que acompanham as escolas e diretoras(es) escolares. Buscamos apoiar essas(es) profissionais a repensar suas crenças, valores e atitudes, ampliar seu compromisso com a equidade, desenvolver visão sistêmica e fortalecer sua capacidade técnica na área da gestão, com foco prioritário para as questões pedagógicas. Nossa ambição é chegar a todas as redes de ensino do Brasil em um prazo de 15 anos, além de compartilhar conhecimentos e realizar parcerias com países que enfrentam dificuldades semelhantes às nossas.
O Programa de Pesquisa Aplicada tem como objetivo apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a realizar estudos de ponta, que indiquem evidências e soluções efetivas para redução das desigualdades educacionais. Também busca apoiar a construção e adoção de indicadores voltados a avaliar e dar visibilidade a resultados relacionados à promoção de equidade na educação.
Ambos os programas iniciaram suas atividades em 2022.
Teoria da Mudança
Referência importante para orientar o planejamento e medir o impacto das nossas ações, a nossa Teoria da Mudança aponta como principal aspiração assegurar que a equidade na educação se torne uma agenda prioritária em nível nacional e global, propiciando uma redução significativa das desigualdades intra e entre escolas e redes públicas de educação.
Confira neste link o caminho que pretendemos trilhar para atingir esse nosso propósito central