A

Programa de formação de lideranças educacionais

Como foi construído?

Nosso Programa de Formação foi construído com apoio de um conjunto diverso de consultores, a partir de um amplo processo de escuta junto a mais de 178 especialistas e lideranças educacionais. Também nos inspiramos em estudos teóricos e experiências práticas, inclusive realizando encontros virtuais com organizações de referência, como Education Commission, Global School Leaders, Varkey Foundation, Universidad Diego Portales, Uncommon Schools e Elos Educacional. 

Com base nas escutas e referências coletadas, construímos duas matrizes, uma que descreve as competências esperadas das lideranças educacionais e outra que indica as práticas que devem implementar em suas redes e escolas.

As matrizes foram analisadas por lideranças educacionais, incluindo secretárias(os), técnicas(os) que acompanham as escolas e diretoras(es) escolares. Uma vez validadas, elas serviram de ponto de partida para o desenho do programa formativo, que gerou o desenvolvimento de currículo, metodologia, estrutura de funcionamento e roteiro de atividades para o primeiro ano de formação.

Uma vez estruturado, o programa foi aprimorado e validado com a colaboração de 207 lideranças educacionais de 59 redes municipais, que participaram de 9 oficinas de experimentação, em São Paulo e Sobral. 

Como mobilizamos as redes de educação para participarem?

Ainda ao longo de 2021, mapeamos e mobilizamos redes municipais de educação para participarem do Programa de Formação. O processo de busca de adesão ganhou força com a realização da primeira edição do Encontro de Prefeitas e Prefeitos pela Equidade na Educação, nos dias 9 e 10 de dezembro, em Sobral. O evento reuniu líderes políticos e educacionais de 45 municípios, localizados em 19 estados das cinco regiões do País. 

O evento permitiu que os participantes conhecessem o Centro Lemann, interagissem com a experiência de Sobral e debatessem sobre as desigualdades na educação. Também ampliou a compreensão das prefeitas e dos prefeitos sobre a importância de fortalecer as lideranças educacionais de seus municípios para promover aprendizagem e desenvolvimento com equidade.

Ao final do evento, os presentes se engajaram em um ato simbólico para afirmar seu compromisso com a causa da equidade e a adesão ao Programa de Formação. 

Mapa 2021 ao lado:

Encontro de Prefeitas e Prefeitos pela Equidade na Educação

O que é e como funciona

O que é?

O Programa de Formação de Lideranças Educacionais tem o objetivo de fortalecer o compromisso e a capacidade de secretárias(os), técnicas(os) que acompanham escolas e diretoras(es) escolares em promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade em suas redes e escolas. O programa é gratuito e busca provocar um processo profundo de transformação pessoal e profissional.

O nosso Programa de Formação de Lideranças Educacionais destina-se a secretárias(os) de educação, técnicas(os) que acompanham as escolas e diretoras(es) escolares.

A formação tem como objetivo oferecer atividades estimulantes e mão na massa, para que cada liderança se sinta encorajada e apoiada a expandir suas crenças, assim como aprimorar suas atitudes, sua visão e suas práticas, de forma a transformar o contexto educacional à sua volta. Para tanto, buscamos sensibilizá-las(os) e empoderá-las(os) para que enfrentem seus dilemas, compartilhem e aprofundem suas experiências e solucionem desafios que comprometem a qualidade e equidade da educação em suas escolas e redes. 

O Programa de Formação de Lideranças Educacionais tem capacidade para chegar a muitas redes, de forma contextualizada a diferentes realidades, gerando uma transformação genuína nos gestores educacionais e, consequentemente, em suas redes e escolas. 

A formação tem duração de dois anos (360 horas) e se ancora em três dimensões: cultural (mudança de mentalidade e fortalecimento de compromisso e motivação), de visão (desenvolvimento de um olhar sistêmico para a definição de direcionamentos e estratégias) e operacional (foco na capacidade técnica).

A nossa expectativa é contribuir para que essas lideranças, assim como suas redes e escolas: aprimorem a sua gestão com foco no pedagógico; cultivem altas expectativas em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento integral das(os) estudantes; façam um melhor uso de dados para embasar a sua tomada de decisão; reduzam as desigualdades entre as escolas e dentro de cada uma delas, de forma a assegurar educação de qualidade para todas(os) e para cada um(a).

Como funciona?

O percurso formativo é dividido em seis módulos, com momentos presenciais, ambiente virtual de aprendizagem (atividades remotas síncronas e assíncronas), aplicação (atividades práticas de intervenção na realidade) e mentoria (acompanhamento e apoio às lideranças, em grupos menores). Toda a dinâmica propicia uma estreita articulação entre teoria e prática.

Todos os módulos se organizam a partir de um ciclo metodológico que se desenrola em cinco etapas:

  • Espaço – criação de ambiente acolhedor, instigante, colaborativo e seguro (comunidade de prática)
  • Transformação – mergulho em si, como ser humano, para refletir sobre crenças e atitudes
  • Liderança – reflexão sobre o papel enquanto liderança e agente de transformação
  • Aplicação – desenvolvimento de capacidades e implementação de ações práticas
  • Consolidação – sistematização e apropriação das competências desenvolvidas e das experiências realizadas

Em 2022

Ao todo, 56 municípios aderiram ao nosso Programa de Formação.

A primeira turma a percorrer o nosso percurso formativo conta com mais de 2.100 lideranças educacionais. São secretárias(os), técnicas(os) que acompanham escolas e diretoras(es) escolares de 49 redes municipais, espalhadas por 21 estados das cinco regiões do Brasil. Profissionais com capacidade de impactar a vida de mais de 800 mil estudantes de 2.254 escolas

As outras 7 redes parceiras receberão apoio para realizar processos de recrutamento e seleção de gestoras(es) escolares, (as)os quais serão engajadas(os) na formação a partir de 2023.

Confira abaixo as 56 redes participantes do Programa de Formação:

Nordeste

Acaraú (CE), Arapiraca (AL), Barbalha (CE), Bezerros (PE), Bonito (PE), Branquinha (AL), Brejo Santo (CE), Camaçari (BA), Caruaru (PE), Crateús (CE), Cristinápolis (SE), Cruz (CE), Currais Novos (RN), Eusébio (CE), Jucás (CE), Mamanguape (PB), Mata de São João (BA), Princesa Isabel (PB), Serra Talhada (PE), Sobral (CE), Sousa (PB) e Vargem Grande (MA)

Norte

Benevides (PA), Brasiléia (AC), Ferreira Gomes (AP), Gurupá (PA), Maués (AM), Porto Grande (AP), Porto Nacional (TO), Presidente Figueiredo (AM), Tartarugalzinho (AP) e Xapuri (AC)

Centro-oeste

Campinorte (GO), Itapaci (GO), Três Lagoas (MS), Uruaçu (GO) e Várzea Grande (MT)

Sudeste

Aiuruoca (MG), Arantina (MG), Ferraz de Vasconcelos (SP), Mogi das Cruzes (SP), Novo Horizonte (SP), Paulínia (SP) e São Vicente (SP)

Sul

Água Mornas (SC), Castro (PR), Joinville (SC) e Ponta Grossa (PR)

Sou ou quero ser participante

Sou participante

Você já está inscrito no Programa de Lideranças Educacionais? Acesse a plataforma dedicada à formação em: https://centrolemann.instructure.com.

Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato conosco no seguinte endereço de e-mail: [email protected]

O Programa de Formação iniciou suas atividades on-line em 7 de março de 2022.

O primeiro encontro presencial está previsto para acontecer entre os meses de junho e julho de 2022. As datas e locais de cada turma serão informados oportunamente por e-mail. Atendendo a uma solicitação das redes municipais, as atividades presenciais serão realizadas nas cinco regiões do Brasil. A princípio, teremos polos de formação em Sobral (CE), Belém (PA), Ponta Grossa (PR), São Paulo (SP), Goiânia (GO) e Caruaru (PE). Se for necessário fazer alguma alteração, avisaremos com antecedência!

Quero participar

Redes de todo o País podem se inscrever para participar da próxima turma do Programa de Formação, que terá início em 2023 e atenderá mais 56 municípios. A partir de setembro, entraremos em contato com as secretarias de educação interessadas para combinar os próximos passos, que incluem algumas etapas.

Como participar

Para acessar o programa, as redes de educação precisam passar pelas seguintes etapas:

  1. Adesão: candidatar-se ao Programa de Formação, comprometendo-se a viabilizar a participação de todas as suas lideranças educacionais;
  2. Formalização: assinar termo de compromisso com o Centro Lemann de Liderança para a Equidade da Educação;
  3. Contrapartidas: assumir os custos de deslocamento e alimentação inerentes aos momentos presenciais e disponibilizar tempo e suporte tecnológico para suas lideranças participarem das atividades on-line;
  4. Implementação: criar condições para que as lideranças possam colocar em prática os conhecimentos adquiridos. 

Ainda tem dúvida? Contate: [email protected]

Perguntas Frequentes

Centro Lemann

© 2023 – CENTRO LEMANN DE LIDERANCA PARA EQUIDADE NA EDUCACAO CNPJ: 42.605.684/0001-03 - Todos os direitos reservados

Rua dos Pinheiros, 870 - Pinheiros - São Paulo - SP. Cep: 05422-001

Rua Menino Deus, 392 – Centro – Sobral, CE

Política de Privacidade

Desenvolvido por