Apresentação
Nosso Programa de Pesquisa Aplicada foi desenhado considerando múltiplas referências bibliográficas e a escuta de 134 pesquisadoras(es) e especialistas, que nos ajudaram a construir o nosso entendimento sobre o tema da equidade, a identificar as principais demandas de pesquisa nesta área e a construir os caminhos mais efetivos para a nossa contribuição neste campo.
O processo de diálogo e consulta culminou com a realização do I Colóquio Centro Lemann – Pesquisa em Equidade na Educação. O evento aconteceu em novembro de 2021, no auditório da Universidade do Vale do Acaraú, em Sobral (CE), e reuniu 60 participantes de diferentes áreas do conhecimento, ligados a 28 centros de pesquisa, e 10 organizações da sociedade civil das cinco regiões do País.
O Programa de Pesquisa Aplicada busca, portanto, colaborar com centros de pesquisa nacionais e internacionais na realização de estudos de ponta, com foco na produção de dados, identificação de evidências e desenvolvimento de soluções capazes de apoiar as lideranças educacionais a tomar decisões e implementar ações efetivas para reduzir as desigualdades em suas redes e escolas.
Nossa atuação se dá em quatro frentes:
Agenda colaborativa de pesquisa
Identificamos lacunas e prioridades em relação à produção de conhecimentos sobre aprendizagem com equidade na educação e contribuímos com a construção de uma agenda comum e colaborativa de estudos neste tema, em articulação com diferentes centros acadêmicos, agências de fomento, lideranças educacionais, dentre outros integrantes do ecossistema da pesquisa em educação. O intuito é gerar mais sinergia e complementaridade entre as investigações e investimentos realizados na área.
Fomento à pesquisa aplicada
Disponibilizamos apoio técnico e financeiro direto a grupos e centros de pesquisa das cinco regiões brasileiras, para viabilizar a realização de estudos de ponta sobre equidade na educação, em parceria com redes e escolas públicas, com rigor científico, interdisciplinaridade e aplicabilidade. Buscamos, ainda, promover a colaboração entre pesquisadoras(es) nacionais e internacionais.
Formação de jovens pesquisadoras(es)
Mapeamos e oferecemos formação complementar a estudantes de graduação com vocação e talento para a trajetória acadêmica, com o intuito de fortalecer o seu entusiasmo e a sua disposição para atuar no campo da pesquisa em educação, ampliar seu repertório na área e suas chances de ingressar na carreira científica, inclusive facilitando o seu acesso a programas mais robustos de pós-graduação. Também engajamos as(os) pesquisadoras(es) iniciantes em ações voltadas a contribuir com as redes públicas participantes do nosso Programa de Formação de Lideranças Educacionais, tendo como foco o suporte na coleta e análise de dados, bem como na cocriação de soluções para desafios relacionados à desigualdade educacional, sempre com base em evidências. Para tanto, as(os) pesquisadoras(es) em início de carreira recebem mentoria de pesquisadoras(es) mais experientes e têm a oportunidade de interagir com os grupos e centros de pesquisa participantes da frente de fomento.
Construção de indicadores
Contribuímos para a construção e utilização de indicadores voltados a avaliar os níveis de desigualdade e de promoção da equidade educacional no País. O trabalho consiste em mapear as reflexões e propostas já existentes nesse campo, avançar nessa elaboração e implementar estratégias efetivas de incidência política para que os indicadores desenvolvidos possam integrar o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), bem como as avaliações realizadas localmente por redes estaduais e municipais.
I Colóquio Centro Lemann – Pesquisa em Equidade na Educação
CHAMADAS ABERTAS
Para incentivar a produção científica relevante e de excelência sobre a temática relacionada à equidade na educação brasileira, lançamos, periodicamente, chamadas abertas para duas linhas de apoio: a de Fomento à Pesquisa Aplicada – voltada a pesquisadoras(es) e centros de pesquisa nacionais e internacionais – e a de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação – direcionada para pesquisadoras(es) em início de carreira e para especialistas que possam orientá-las(os).
Conheça mais sobre as chamadas abertas abaixo:
Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação
Chamada aberta para Pesquisadoras(es) em Início de Carreira
Estarão abertas, a partir do dia 10/01/23, as inscrições para o Programa de Formação e Mentoria em Pesquisas sobre Equidade na Educação do Centro Lemann! O Programa tem como objetivos estimular o desenvolvimento de carreiras científicas e apoiar a formação de pesquisadoras(es), para atuar na área da educação, comprometidas(os) com a temática da equidade e com a realização de estudos dedicados ao enfrentamento de desigualdades educacionais no Brasil.
A Chamada Aberta oferece 25 vagas voltadas exclusivamente para Pesquisadoras(es) em Início de Carreira, ou seja, aquelas(es) que estão cursando o último ano de graduação ou graduadas(os) em 2022 em instituição de ensino superior brasileira.
Entre as oportunidades oferecidas pelo Programa estão o desenvolvimento de conhecimentos sobre equidade na educação e de metodologias de pesquisa aplicada; mentoria para a construção de carreira científica e elaboração de projeto e experiência no campo de políticas públicas junto a secretarias municipais de educação.

Comprometidas(os) com a promoção da equidade, incentivamos a inscrição de pesquisadoras(es) ligados a grupos historicamente excluídos do ensino superior e da mobilidade na carreira científica: negras(os), indígenas, quilombolas, mulheres, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência, com ensino médio realizado em escola pública e moradoras(es) das regiões norte, nordeste e centro-oeste do país.
Increva-se aqui!
Estudos e publicações

Guia Seleção de Diretoras(es) Escolares
Produzido pelo Centro Lemann, com o apoio do Vetor Brasil e do Instituto Gesto, o guia busca apoiar lideranças educacionais e suas equipes a construir ou adequar o processo de seleção com base em com...

Pesquisa revela saúde mental e recomposição da aprendizagem como principais desafios da escola na pandemia
A Pesquisa com Lideranças Escolares 2022 – Relatório Brasil, realizada em parceria com a Global School Leaders, traz a visão das lideranças acerca da situação da saúde mental e do bem-estar da comunid...

Revista Equidade na Educação
A publicação reúne informações e reflexões sobre caminhos para fomentar a educação de qualidade com equidade. O ponto de partida é a conceituação de temas-chave da educação que queremos, como equidade...

Desenvolvendo lideranças escolares efetivas: Que tipo de aprendizagem importa?
Tradução do relatório do Learning Policy Institute, este documento traz dados e evidências sobre a relação das formações e experiências das lideranças escolares com resultados positivos na aprendizage...

Pesquisa com lideranças escolares sobre o impacto da Covid-19 (2021)
Global School Leaders – Relatório para o Brasil O estudo busca oferecer subsídios a governos e sociedade civil para apoiar gestores educacionais no processo de retorno às atividades escolares presenci...