Centro Lemann
A

Conhecimento aplicado

Apresentação

A área de Conhecimento Aplicado do Centro Lemann realiza o mapeamento, a curadoria e a produção de pesquisa aplicada e materiais de referência (estudos, protocolos, vídeos, guias etc.) para oferecer parâmetros que inspirem e orientem lideranças políticas e educacionais a incorporarem novas práticas, atitudes e crenças.

Isto porque, para promover transformações sistêmicas nas redes de educação, as lideranças precisam ser capazes de provocar o surgimento de estruturas diferenciadas, desdobradas em novas culturas e novos modelos mentais que garantam aprendizagem de qualidade para cada estudante.

Fomento

Programa de Fomento à Pesquisa Aplicada

Em 2022, o Centro Lemann lançou uma Chamada Aberta para selecionar e apoiar pesquisas que contribuíssem para assegurar a equidade na Educação Básica, contemplando os seguintes temas: ambientes educacionais, governança e normativas, monitoramento e avaliação e pedagogias.

Das 62 inscrições recebidas, foram escolhidos seis projetos – cinco pela chamada e um convidado – de três regiões do País, sendo metade deles do Nordeste. Com essa iniciativa, o Centro Lemann buscou:

  • Inserir a equidade nas agendas de pesquisa sobre educação no Brasil.
  • Produzir evidências e soluções que subsidiem a tomada de decisão e a prática cotidiana das lideranças nas escolas e redes de educação.
  • Produzir pesquisas por meio de trabalho interdisciplinar e colaboração acadêmica entre pesquisadoras(es) do País, equipes de pesquisa e unidades escolares e redes.

O processo contou com o acompanhamento técnico de Tatiane Cosentino, doutora em Educação, professora de Didáticas e Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membra do Comitê de Especialistas do Centro Lemann; e Leandro Marino, doutor em Estatística e gerente educacional da Fundação Bradesco.

Conheça os seis projetos ao lado:

Os trabalhos foram apresentados durante o evento “Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada”, agenda promovida em agosto de 2024 numa parceria entre Centro Lemann, Fundação Lemann e Núcleo de Estudos Raciais do Insper – Neri.

Ao longo do segundo semestre de 2024 compartilharemos um resumo de cada pesquisa com metodologia utilizada na coleta de dados, evidências e resultados obtidos, além de recomendações para apoiar o trabalho em redes e/ou escolas, a fim de garantir que todas(os) tenham acesso a uma educação de qualidade com equidade, sem exceção.

Os resumos de cada pesquisa serão disponibilizados abaixo, conforme forem ficando prontos.

  • Gestão das redes de ensino e clima escolar, desenvolvido pela equipe do Nupede/UFMG  – Acesse aqui!
  • Tipologias das desigualdades educacionais no Rio Grande do Norte, da equipe do Núcleo de Inovação na Gestão Pública e Estado e Políticas Públicas/UFRN – Acesse aqui!
  • Saúde mental e trabalho docente, das(os) pesquisadoras(es) Universidade Federal do Ceará (Campos Sobral/UFC)  – Acesse aqui!
  • Conversas numéricas e equidade, das(os) pesquisadoras(es) da Universidade Federal do Sul da Bahia (Instituto Canoa), Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Amazonas Acesse aqui!
  • Ensino Médio de indígenas e quilombolas do Paraná, conduzido por pesquisadoras(es) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) – Acesse aqui!
  • Aprendizados do processo de construção do sistema de monitoramento da Educação Infantil de Sobral (CE), liderado pelo Lepes/USP Acesse aqui!

 

Estudos e publicações

Aqui você encontra estudos e publicações realizados pelo Centro Lemann, seus parceiros, pesquisadoras(es) e centros de pesquisa que se dedicam ao tema da equidade na educação.
20 de janeiro de 2025

Resultados de avaliação apontam como a Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann transformou o cotidiano de redes e escolas

Com o objetivo de conhecer o impacto de nossa formação na atuação das lideranças educacionais, contratamos a consultoria Arandu para realizar uma avaliação com participantes egressos da Turma 2022-202...

22 de novembro de 2024

Série “Jornada da Equidade na educação” apoia a estruturação e integração de áreas estratégicas das secretarias de educação

Publicação do Centro Lemann, a série é composta por quatro protocolos com caminhos  formativos e subsídios práticos para as secretarias de educação fortalecerem e integrar quatro áreas estratégicas  d...

21 de maio de 2024

Pesquisa com Lideranças Escolares 2023 | Perspectivas sobre Gênero –Relatório para o Brasil

Você tem em mãos a “Pesquisa com Lideranças Escolares 2023 | Perspectivas sobre Gênero – Relatório para o Brasil”. O relatório resume as percepções de gestoras(es) escolares brasileiras(os) sobre ques...

29 de fevereiro de 2024

Políticas Educacionais com Equidade

Elaborado pelo Centro Lemann com o apoio da Porticus, “Políticas educacionais com equidade” traz subsídios e recomendações às lideranças educacionais para o desenho e implementação de políticas que pr...

31 de outubro de 2023

Políticas e programas internacionais que promovem a equidade na educação

O estudo, lançado pelo Centro Lemann, Fundação Lemann e Black Education Research Center – BERC oferece subsídios para o desenho de políticas públicas e ações que possam enfrentar a desigualdade educac...

31 de outubro de 2023

Guia para realizar um bom diagnóstico de equidade racial

Publicação realizada pela parceria entre Centro Lemann, Fundação Lemann e Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) oferece um passo a passo para identificar as desigualdades rac...

24 de agosto de 2023

“Mapeamento de estudos nacionais sobre desigualdades educacionais” aponta escassez de pesquisas que indiquem caminhos para uma educação pública de qualidade com equidade

Estudo realizado em parceria com o D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação e apoio da Porticus sugere oportunidades para novas pesquisas que preencham as lacunas identificadas na análise. C...

13 de junho de 2023

Guia Seleção de Diretoras(es) Escolares

Produzido pelo Centro Lemann, com o apoio do Vetor Brasil e do Instituto Gesto, o guia busca apoiar  lideranças educacionais e suas equipes a construir ou adequar o processo de seleção com base em com...

20 de abril de 2023

Pesquisa revela saúde mental e recomposição da aprendizagem como principais desafios da escola na pandemia

A Pesquisa com Lideranças Escolares 2022 – Relatório Brasil, realizada em parceria com a Global School Leaders, traz a visão das lideranças acerca da situação da saúde mental e do bem-estar da comunid...

10 de março de 2023

Revista Equidade na Educação

A publicação reúne informações e reflexões sobre caminhos para fomentar a educação de qualidade com equidade. O ponto de partida é a conceituação de temas-chave da educação que queremos, como equidade...

2 de março de 2023

Desenvolvendo lideranças escolares efetivas: Que tipo de aprendizagem importa?

Tradução do relatório do Learning Policy Institute, este documento traz dados e evidências sobre a relação das formações e experiências das lideranças escolares com resultados positivos na aprendizage...

1 de abril de 2022

Pesquisa com lideranças escolares sobre o impacto da Covid-19 (2021)

Global School Leaders – Relatório para o Brasil O estudo busca oferecer subsídios a governos e sociedade civil para apoiar gestores educacionais no processo de retorno às atividades escolares presenci...

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.