O estudo, lançado pelo Centro Lemann, Fundação Lemann e Black Education Research Center – BERC oferece subsídios para o desenho de políticas públicas e ações que possam enfrentar a desigualdade educacional provocada pelo racismo.
A pesquisa, produzida por Sonya Douglass e Brett Grant, pesquisadores da Universidade Columbia (EUA), aborda as principais características e implementação de políticas e programas que promovem a equidade racial na educação, sobretudo dos Estados Unidos. Esmiuça o contexto de negras e negros na América Latina e no Brasil, ressaltando o impacto do mito da democracia racial nas escolas brasileiras.
Os autores acreditam ser fundamental o envolvimento da liderança educacional e a inclusão de comunidades não brancas em todos os processos de tomada de decisão para mitigar os efeitos negativos do racismo estrutural nas redes de ensino e escolas. O estudo também traz orientações, ferramentas, metodologias, estratégias e boas práticas para subsidiar as lideranças nessa missão.
Faça download do estudo em: Políticas-e-programas-internacionais-que-promovem-a-equidade-na-educacao_2023