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Programa South-South

Contexto

Apesar das particularidades locais, países do Sul Global enfrentam desafios educacionais semelhantes, como a necessidade de melhorar os níveis de qualidade e equidade na educação, atualizar os currículos escolares, qualificar a formação de professores, melhorar a infraestrutura das escolas e garantir acesso, permanência e conclusão da educação básica, especialmente junto a grupos sociais historicamente excluídos.

Segundo dados do Banco Mundial, num esforço de combinar diferentes avaliações externas para torná-las comparáveis, em relação à média de aprendizagem, países localizados na região sul possuem resultados de aprendizagem significativamente inferiores aos alcançados pelas nações do Norte. Tons mais escuros no mapa correspondem a maior aprendizagem e se concentram, em geral, na Europa e América do Norte.

Figura 1 – Aprendizagem média (2000-2017). Fonte: Angrist, N., Djankov, S., Goldberg, P.K. et al. Measuring human capital using global learning data. Nature 592, 403–408 (2021). https://doi.org/10.1038/s41586-021-03323-7

Dadas essas afinidades, lideranças do Sul Global têm grande potencial para compartilhar conhecimentos e práticas mais alinhados com as suas realidades e necessidades locais, a fim de  promover reformas educacionais com resultados de aprendizagem robustos, mais agilidade, legitimidade e sustentabilidade a longo prazo.

Apresentação

Tendo em vista esse contexto nasce em 2022 o Programa South-South cujo objetivo é criar oportunidades para que lideranças do Sul Global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a sua capacidade de impulsionar coalizões voltadas a promover reformas que melhorem a educação básica em seus territórios.

O Programa South-South é resultado da parceria entre o Governo Britânico (FCDO/UK), o Education Development Trust (EDT), a Fundação Lemann, o Centro Lemann de Sobral, o Programa da Fundação Lemann na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford. Além deles, em seu primeiro ano de atuação, o programa conta com o apoio de mais duas organizações, a Zizi Afrique (Quênia),  e a Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) (Paquistão).

Atuação

A atuação do Programa South-South se dá por meio de três eixos: programa de formação para líderes educacionais, produção de materiais globais de referência e  articulação de uma rede transnacional.

■ Programa de Formação: estimula líderes educacionais do Sul Global a construírem e fortalecerem coalizões voltadas a promover reformas que melhorem a educação básica em seus territórios. O programa também é um laboratório que  desenvolve, testa e integra  materiais globais de referência capazes de capacitar e empoderar lideranças a:

    • Aprenderem com seus pares a partir da troca de conhecimentos, experiências e boas práticas;
    • Inspirar a formulação de políticas públicas baseadas em evidências e boas práticas implementadas por países do Sul Global;
    • Desenvolver conhecimentos, articular redes e criar comunidades de prática entre países do Sul Global para apoiar a superação de desafios educacionais locais e promover mudanças sistêmicas.

O programa de formação tem duração de oito meses e envolve a imersão no Brasil e encontros mensais remotos, organizados pelo Centro Lemann de Sobral, além de reuniões locais de articulação conduzidas por organizações âncoras nos países participantes.

Distribuição de materiais globais de referência: prevê a curadoria e produção de estudos de caso, guias, podcast, vídeos, entre outras ferramentas e produtos disponibilizados gratuitamente para orientar a atuação de lideranças educacionais em todo o Sul Global  a implementar reformas efetivas, escaláveis e inovadoras, que visem melhorar a qualidade da  educação básica em seus países.

Esses materiais de referência serão testados  e aprimorados por meio das trocas entre os participantes, para garantir que tenham alta qualidade, sejam facilmente acessíveis e relevantes para atender as necessidades de formuladores de políticas públicas e líderes da sociedade civil. Alguns desses materiais serão baseados na própria atuação das lideranças participantes da iniciativa, o que possibilitará a  ampliação do impacto do Programa South-South, uma vez que essas produções serão capazes de alcançar um número muito maior de líderes educacionais.

O currículo da formação dos participantes também será um material global de referência  a ser compartilhado gratuitamente e utilizado por lideranças educacionais de diversos países, podendo ser replicado e adaptado pelas organizações interessadas em distintos contextos. O Programa South-South também utilizará uma série  de canais para distribuir esses materiais de forma gratuita em escala global.

Articulação de uma rede transnacional: convida líderes de países do Sul Global para desenvolver um ecossistema capaz de  gerar impacto positivo em relação à crise global de aprendizagem. A rede dará sustentação aos resultados do programa de formação e permitirá que as lideranças participantes continuem a aprender e trocar com os seus pares. Também disseminará e promover o uso e a produção de materiais globais de referência entre educadores e formuladores de políticas educacionais.

A turma piloto do Programa de Formação é composto por cerca de 60 líderes, entre formuladores de políticas públicas e líderes da sociedade civil do Quênia e do Paquistão. O Brasil é o país anfitrião neste primeiro ano de atividades do Programa. Os participantes brasileiros fazem parte da  coalizão que liderou as relevantes reformas educacionais, implementadas na última década,  focadas  na alfabetização e na redução da evasão escolar, realizadas no município de  Sobral, no estado do Ceará.

No Paquistão e no Quênia, duas organizações âncora apoiam as ações locais:  Idara-E-Taleem-O (ITA) e Zizi Afrique, respectivamente.  Elas têm a responsabilidade de selecionar e acompanhar os participantes, cocriar o currículo do programa de formação e os materiais globais de referência e apoiar a facilitação dos workshops locais, garantindo que todos os conteúdos e formações respondam às necessidades das lideranças educacionais de seus respectivos países.

Parceiros do Programa South-South

Ministério de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido (FCDO)

O FCDO (Ministério de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido) é um departamento do Governo Britânico focado na redução da pobreza e no enfrentamento dos desafios globais. Seu portfólio de pesquisa em educação abrange mais de 30 países, em grande parte da África e do Sudeste Asiático. O órgão conta com três abordagens para criar intervenções e políticas educacionais com base em evidências que melhorem os resultados da aprendizagem:

  • Gerar materiais globais de referência e pesquisas críticas para suprir lacunas de evidências sobre educação em emergências, tecnologia e desenvolvimento na primeira infância, melhorando resultados de aprendizagem e aprimorando reformas dos sistemas educacionais;
  • Priorizar a disseminação de pesquisas para influenciar a agenda global e apoiar as lacunas globais de evidências;
  • Garantir que pesquisas robustas e relevantes sejam acessadas e usadas pelos formuladores de políticas públicas.

Como uma de suas ações, o FCDO criou o programa The What Works Hub for Global  Education (WWH), que tem como objetivo apoiar os governos que desejam transformar seus sistemas de ensino de maneira sustentável, maximizando o impacto das evidências educacionais que possam beneficiar todas as crianças e adolescentes, com ênfase em meninas em situação de maior vulnerabilidade. O programa, que iniciará suas atividades em abril de 2023, está na etapa piloto, da qual o Programa South-South faz parte.

Education Development Trust (EDT)

O WWH é coordenado (em sua fase inicial) pelo Education Development Trust (EDT), organização internacional sem fins lucrativos que trabalha para melhorar os resultados de aprendizagem em todo o mundo, por meio de pesquisas especializadas. A instituição oferece programas altamente contextualizados, projetados para transformar sistemas educacionais, escolas e vidas.

Fundação Lemann

A Fundação Lemann trabalha pela transformação do Brasil em um país mais justo e avançado, fomentando iniciativas focadas no desenvolvimento do capital humano brasileiro. Atua no apoio ao desenvolvimento de lideranças que possam conduzir a nação rumo a esse futuro, apoiando iniciativas de formação no Brasil e no exterior e atuando para que essas pessoas possuam os meios necessários para realizar seu trabalho, por exemplo, no setor público e em setores de impacto social. Dá especial atenção à educação, com foco em garantir que todas e todos os estudantes brasileiros tenham acesso a um ensino de qualidade e na idade certa, possibilitando que acessem as condições necessárias para atingirem seu máximo potencial e, na idade adulta, também possam se tornar lideranças que contribuem com o país. Nos programas apoiados pela Fundação Lemann, a premissa da qualidade em escala é acompanhada pela dedicação de esforços para reduzir as desigualdades – sobretudo raciais e de gênero –, buscando um futuro para pessoas que representam a diversidade brasileira.

Lemann Foundation Programme for the Public Sector – Blavatnik School of Government/Universidade de Oxford

O Programa da Fundação Lemann foi lançado em 2021 para promover pesquisa comparativa com o intuito de gerar e disseminar conhecimentos sobre o Brasil, com o objetivo de melhorar o setor público no país. As áreas de pesquisa incluem recuperação após a Covid-19, integridade e anticorrupção, polarização e prestação de serviços. O Programa aproveita a experiência comprovada da Blavatnik School of Government (BSG) na produção de estudos de caso e na formação de líderes para orientar políticas públicas mais robustas, muitas das quais são provenientes do Sul Global. A BSG foi fundada em 2010 e faz parte da Universidade de Oxford, uma das mais importantes do mundo. Também abriga o Programa de Pesquisas sobre a Melhoria de Sistemas de Educação (RISE), que documenta processos de mudança nos sistemas para a criação de aprendizagens fundamentais na educação.

Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação

Organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann e inspirada pelo município de Sobral, no Ceará. Sua missão é promover aprendizagem com equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada. Seu propósito se realiza a partir de três programas: Formação de Lideranças Educacionais, Pesquisa Aplicada e South-South. O Programa de Formação de Lideranças Educacionais visa fortalecer o compromisso e a capacidade de gestores educacionais brasileiros de promover aprendizagem com qualidade e equidade em suas escolas e redes públicas de educação. O Programa de Pesquisa Aplicada busca apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a realizar estudos de ponta que indiquem evidências e soluções efetivas para redução das desigualdades educacionais. O Programa South-South tem por objetivo fortalecer a capacidade de líderes educacionais do Sul Global de criar ou impulsionar coalizões para promover reformas educacionais voltadas a melhorar a aprendizagem na educação básica em seus países.

Zizi Afrique

Organização da África Oriental comprometida em melhorar os resultados de aprendizagem para crianças e jovens com maior defasagem educacional. Tem como objetivo contribuir para a criação de uma geração de estudantes com habilidades para aprender, viver e trabalhar. Sua atuação envolve: realização de estudos e avaliações para produzir evidências que enderecem a crise de aprendizagem; implementação de políticas a partir das evidências produzidas e de atores estratégicos mobilizados; e utilização dos dados para testar e implementar inovações para melhorar resultados de aprendizagem.

Idara-e-taleem-o-Aagahi (ITA)

Organização paquistanesa que busca constantemente promover a educação como um processo integral de transformação humana e social. Tem como missão construir um movimento nacional para educação, com o objetivo de criar sistemas educacionais para todas as crianças, adolescente e jovens, sem discriminação de gênero, classe, idade, religião, cor e etnia, esforçando-se para resolver os desafios educacionais por meio de evidências, inovações e parcerias.

Centro Lemann

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