Publicação realizada pela parceria entre Centro Lemann, Fundação Lemann e Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) oferece um passo a passo para identificar as desigualdades raciais em redes de educação e escolas.
Para ter dados e evidências sobre a situação das escolas da sua rede de educação é essencial realizar um diagnóstico local. O guia, elaborado por Ernesto M. Faria e Lecticia Maggi, do Iede, explica como coletar dados, aplicar questionários, cruzar dados públicos com os locais, comunicar os resultados e transformá-los em indicadores para monitorar os desafios encontrados. Também apresenta práticas bem-sucedidas de redes que implementaram diagnósticos e criaram soluções para enfrentar a desigualdade racial em suas escolas.
O guia foi elaborado com a contribuição de docentes, diretoras(es) escolares, pesquisadoras(es), profissionais do terceiro setor, técnicas(os) e gestoras(es) de secretarias de educação. É uma ferramenta prática para lideranças educacionais darem um passo à frente na construção de uma educação antirracista.
Faça download em: Guia-para-realizar-um-bom-diagnóstico-de-equidade-racial_2023