O que já sabemos e o que ainda precisamos gerar de conhecimentos sobre as desigualdades educacionais no Brasil? Como pesquisas de ponta podem ajudar o país a mapear evidências e desenvolver soluções que possam assegurar que todos os estudantes aprendam e ninguém fique para trás? Estas são algumas das perguntas que orientarão as apresentações, os debates e oficinas do II Colóquio Centro Lemann – Pesquisa em Equidade na Educação. O encontro acontece presencialmente nos dias 28 e 29 de novembro, na cidade de Sobral (CE) e reunirá cerca de 70 pessoas engajadas em pensar caminhos para a promoção de uma educação básica de qualidade com equidade.
A programação foi pensada para promover a interação entre pesquisadores, agências de fomento e outras organizações empenhadas em investigar esses temas, com plenárias e atividades em grupo voltadas prioritariamente para a construção de uma agenda colaborativa de estudos aplicados, que possam gerar mudanças na prática. Em meio a esse ambiente cooperativo, a ideia é identificar as prioridades de pesquisa e criar sinergias para a produção de conhecimento de ponta, que apoie de forma efetiva as redes públicas de educação no país.
Alejandra Meraz Velasco, gestora do Centro Lemann e coordenadora do evento, destaca que “a pesquisa para a promoção da equidade na educação exige foco na superação das desigualdades, abordagens interdisciplinares, adoção de metodologias quantitativas e qualitativas que se complementam, projetos que articulem academia, governo e terceiro setor. São esses fatores que buscamos reunir e engrenar no II Colóquio do Centro Lemann”.
Com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o Colóquio conta com painéis de apresentação de resultados de pesquisa e metodologias inovadoras com foco na promoção da equidade na educação, além de se debruçar sobre a necessidade de estruturação de agendas de pesquisa que busquem soluções voltadas a responder às principais dificuldades vivenciadas pelas redes de educação. Também fazem parte da programação a apresentação da Revista Equidade, desenvolvida pela equipe do próprio Centro Lemann, e a pesquisa Desenvolvendo lideranças escolares efetivas: que tipo de aprendizagem importa?, realizada sob a coordenação das especialistas Linda Darling-Hammond, presidente e CEO do Learning Police Institute (dos Estados Unidos), e Marjorie Wechsler, gestora de pesquisa na mesma instituição, que também participam do Colóquio.
O encontro conta ainda com apresentações de Sonya Douglas Horsford, professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), do Teachers College, Universidade de Columbia (EUA); de Rafael de Hoyos, sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México) e economista sênior do do Banco Mundial; e de Lara Simielli, diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas. Os estudos apresentados também serão comentados pelos especialistas Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento, Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil, Filomena Siqueira, gerente de avaliação e material didático do Instituto Reúna, e Hebert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do Município de Sobral.
PROGRAMAÇÃO
28/11
Manhã
Momento 1:
Pesquisa aplicada sobre desigualdades educacionais: metodologias e resultados
Pesquisas para a equidade étnico-racial
Com Sonya Douglass Horsford
Professora e diretora do Coletivo de Pesquisa em Educação Negra (BERC), Teachers College, Universidade de Columbia.
Pesquisas sobre desigualdade socioeconômica
Com Rafael de Hoyos
Sócio-fundador da Xaber Educación LATAM (México) e economista sênior do Banco Mundial.
Debate com participantes
Momento 2:
Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação
Levantamento preliminar de pesquisas acadêmicas e não acadêmicas sobre desigualdades educacionais
Com Lara Simielli
Diretora de conhecimento aplicado na D3e (Dados para um Debate Democrático na Educação) e professora da Fundação Getúlio Vargas.
Atividade de cocriação em subgrupos: O que ainda não sabemos e precisamos saber para promover a equidade na educação?
Tarde
Momento 3:
Construção de agenda colaborativa de pesquisa para a equidade na educação (continuação)
Apresentação e validação dos resultados dos trabalhos dos subgrupos
Segunda rodada de cocriação em subgrupos: Que pesquisas priorizar, como desenvolvê-las e com que objetivo?
Momento 4:
Lançamento da Revista Equidade
29/11
Manhã
Momento 1:
Expectativas e oportunidades para fazer avançar uma agenda colaborativa de pesquisa para equidade na educação
Momento 2:
Pesquisa aplicada sobre lideranças educacionais: metodologia e resultados
Apresentação da versão em português do relatório da pesquisa: Desenvolvendo lideranças escolares efetivas. Que tipo de aprendizagem importa?
Com as autoras:
Linda Darling-Hammond
Presidente e CEO, Learning Policy Institute
Marjorie Wechsler
Gestora de pesquisa, Learning Policy Institute
Debatedores
Alexsandro Santos, diretor-presidente da Escola do Parlamento
Alex Moreira, gerente de educação da Vetor Brasil
Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Secretário de Educação do município de Sobral
Momento 3:
Apresentação da II Chamada Aberta do Programa de Pesquisa Aplicada do Centro Lemann | Encerramento
Tarde
Momento 4:
Atividades extras
Visita a escolas de educação básica de Sobral e reuniões das equipes de pesquisa, mentores e pesquisadores apoiados pelo Centro Lemann.