Apresentação
A área de Conhecimento Aplicado do Centro Lemann realiza o mapeamento, a curadoria e a produção de pesquisa aplicada e materiais de referência (estudos, protocolos, vídeos, guias etc.) para oferecer parâmetros que inspirem e orientem lideranças políticas e educacionais a incorporarem novas práticas, atitudes e crenças.
Isto porque, para promover transformações sistêmicas nas redes de educação, as lideranças precisam ser capazes de provocar o surgimento de estruturas diferenciadas, desdobradas em novas culturas e novos modelos mentais que garantam aprendizagem de qualidade para cada estudante.
Fomento
Programa de Fomento à Pesquisa Aplicada
Em 2022, o Centro Lemann lançou uma Chamada Aberta para selecionar e apoiar pesquisas que contribuíssem para assegurar a equidade na Educação Básica, contemplando os seguintes temas: ambientes educacionais, governança e normativas, monitoramento e avaliação e pedagogias.
Das 62 inscrições recebidas, foram escolhidos seis projetos – cinco pela chamada e um convidado – de três regiões do País, sendo metade deles do Nordeste. Com essa iniciativa, o Centro Lemann buscou:
- Inserir a equidade nas agendas de pesquisa sobre educação no Brasil.
- Produzir evidências e soluções que subsidiem a tomada de decisão e a prática cotidiana das lideranças nas escolas e redes de educação.
- Produzir pesquisas por meio de trabalho interdisciplinar e colaboração acadêmica entre pesquisadoras(es) do País, equipes de pesquisa e unidades escolares e redes.
O processo contou com o acompanhamento técnico de Tatiane Cosentino, doutora em Educação, professora de Didáticas e Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membra do Comitê de Especialistas do Centro Lemann; e Leandro Marino, doutor em Estatística e gerente educacional da Fundação Bradesco.
Conheça os seis projetos ao lado:

Os trabalhos foram apresentados durante o evento “Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada”, agenda promovida em agosto de 2024 numa parceria entre Centro Lemann, Fundação Lemann e Núcleo de Estudos Raciais do Insper – Neri.
Ao longo do segundo semestre de 2024 compartilharemos um resumo de cada pesquisa com metodologia utilizada na coleta de dados, evidências e resultados obtidos, além de recomendações para apoiar o trabalho em redes e/ou escolas, a fim de garantir que todas(os) tenham acesso a uma educação de qualidade com equidade, sem exceção.
Os resumos de cada pesquisa serão disponibilizados abaixo, conforme forem ficando prontos.
- Gestão das redes de ensino e clima escolar, desenvolvido pela equipe do Nupede/UFMG – Acesse aqui!
- Tipologias das desigualdades educacionais no Rio Grande do Norte, da equipe do Núcleo de Inovação na Gestão Pública e Estado e Políticas Públicas/UFRN – Acesse aqui!
- Saúde mental e trabalho docente, das(os) pesquisadoras(es) Universidade Federal do Ceará (Campos Sobral/UFC) – Acesse aqui!
- Conversas numéricas e equidade, das(os) pesquisadoras(es) da Universidade Federal do Sul da Bahia (Instituto Canoa), Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Amazonas – Acesse aqui!
- Ensino Médio de indígenas e quilombolas do Paraná, conduzido por pesquisadoras(es) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) – Acesse aqui!
- Aprendizados do processo de construção do sistema de monitoramento da Educação Infantil de Sobral (CE), liderado pelo Lepes/USP – Acesse aqui!
Estudos e publicações

Resultados de avaliação apontam como a Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann transformou o cotidiano de redes e escolas
Com o objetivo de conhecer o impacto de nossa formação na atuação das lideranças educacionais, contratamos a consultoria Arandu para realizar uma avaliação com participantes egressos da Turma 2022-202...

Série “Jornada da Equidade na educação” apoia a estruturação e integração de áreas estratégicas das secretarias de educação
Publicação do Centro Lemann, a série é composta por quatro protocolos com caminhos formativos e subsídios práticos para as secretarias de educação fortalecerem e integrar quatro áreas estratégicas d...

Pesquisa com Lideranças Escolares 2023 | Perspectivas sobre Gênero –Relatório para o Brasil
Você tem em mãos a “Pesquisa com Lideranças Escolares 2023 | Perspectivas sobre Gênero – Relatório para o Brasil”. O relatório resume as percepções de gestoras(es) escolares brasileiras(os) sobre ques...

Políticas Educacionais com Equidade
Elaborado pelo Centro Lemann com o apoio da Porticus, “Políticas educacionais com equidade” traz subsídios e recomendações às lideranças educacionais para o desenho e implementação de políticas que pr...

Políticas e programas internacionais que promovem a equidade na educação
O estudo, lançado pelo Centro Lemann, Fundação Lemann e Black Education Research Center – BERC oferece subsídios para o desenho de políticas públicas e ações que possam enfrentar a desigualdade educac...

Guia para realizar um bom diagnóstico de equidade racial
Publicação realizada pela parceria entre Centro Lemann, Fundação Lemann e Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional) oferece um passo a passo para identificar as desigualdades rac...

“Mapeamento de estudos nacionais sobre desigualdades educacionais” aponta escassez de pesquisas que indiquem caminhos para uma educação pública de qualidade com equidade
Estudo realizado em parceria com o D³e – Dados para um Debate Democrático na Educação e apoio da Porticus sugere oportunidades para novas pesquisas que preencham as lacunas identificadas na análise. C...

Guia Seleção de Diretoras(es) Escolares
Produzido pelo Centro Lemann, com o apoio do Vetor Brasil e do Instituto Gesto, o guia busca apoiar lideranças educacionais e suas equipes a construir ou adequar o processo de seleção com base em com...

Pesquisa revela saúde mental e recomposição da aprendizagem como principais desafios da escola na pandemia
A Pesquisa com Lideranças Escolares 2022 – Relatório Brasil, realizada em parceria com a Global School Leaders, traz a visão das lideranças acerca da situação da saúde mental e do bem-estar da comunid...

Revista Equidade na Educação
A publicação reúne informações e reflexões sobre caminhos para fomentar a educação de qualidade com equidade. O ponto de partida é a conceituação de temas-chave da educação que queremos, como equidade...

Desenvolvendo lideranças escolares efetivas: Que tipo de aprendizagem importa?
Tradução do relatório do Learning Policy Institute, este documento traz dados e evidências sobre a relação das formações e experiências das lideranças escolares com resultados positivos na aprendizage...

Pesquisa com lideranças escolares sobre o impacto da Covid-19 (2021)
Global School Leaders – Relatório para o Brasil O estudo busca oferecer subsídios a governos e sociedade civil para apoiar gestores educacionais no processo de retorno às atividades escolares presenci...

