Para dar início ao seu Programa de Pesquisa Aplicada, o Centro Lemann vai realizar um grande encontro presencial entre pesquisadoras(es) de diferentes áreas do conhecimento e regiões do País, nos dias 6 e 7 de dezembro de 2021, na cidade de Sobral (CE), sede física da instituição.
O evento quer promover a troca de conhecimentos e experiências sobre pesquisa em equidade na educação, construir uma agenda comum e colaborativa de estudos nessa área e debater a construção de indicadores para monitorar as desigualdades educacionais e a promoção da equidade em redes e escolas públicas brasileiras.
Durante a programação, serão divulgadas as chamadas abertas para fomento à pesquisa e formação de jovens pesquisadoras(es), com previsão de lançamento para fevereiro de 2022.
Programação interativa com apresentações inspiracionais
As mesas e os painéis do evento serão conduzidos por especialistas nacionais e internacionais, com momentos de discussão e construção coletiva. As(Os) participantes também terão a oportunidade de visitar escolas de Sobral para conhecer uma rede municipal de educação que utiliza pesquisas, dados e evidências para promover educação de qualidade com equidade para suas(seus) estudantes.
Está prevista a participação de 100 pessoas, em sua maioria pesquisadoras(es), além de representantes de agências de fomento, organizações do terceiro setor que investem em pesquisas educacionais e lideranças de redes públicas de educação que utilizam dados e evidências em sua tomada de decisões. Confira a programação:
DIA 6 DE DEZEMBRO
9h – 9h30: abertura
Momento 1: tendências no campo da pesquisa sobre equidade na educação
9h30 – 10h30: apresentações inspiracionais sobre pesquisa e equidade na educação
Sessão para ampliar repertório, provocar reflexões e esquentar o debate sobre o tema.
Especialistas convidadas(os):
Fábio Waltenberg
Professor associado da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador do Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento. Sua pesquisa concentra-se na análise econômica de políticas sociais, sobretudo na economia da educação.
Gabrielle Oliveira
Professora associada de Educação e Estudos do Brasil na Harvard Graduate School of Education. Sua pesquisa concentra-se nos temas relacionados à imigração e à mobilidade.
Maurício Ernica
Docente do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte (Delart) da Faculdade de Educação da Unicamp. Seus temas de interesse são: educação, cultura e desigualdades.
10h30 – 11h: intervalo
11h – 12h20: discussões aprofundadas em grupos
Momento para provocar reflexão sobre a operacionalização do conceito de equidade na educação e levantar propostas para construção de uma agenda comum e colaborativa sobre o tema com as(os) participantes.
12h20 – 13h: plenária sobre agenda de pesquisa
Validar temas e caminhos para construção de uma agenda comum e colaborativa de pesquisa sobre equidade na educação.
13h – 14h30: almoço
Momento 2: pesquisa aplicada e uso de dados para promoção de equidade na educação
14h30 – 16h45: visita a escolas de Sobral
Oportunizar contato dos participantes com escolas do município, para ampliar sua compreensão sobre como utilizam pesquisas, dados e evidências para a tomada de decisões.
16h45 – 18h: roda de conversa sobre a experiência da rede de Sobral com uso de pesquisas e dados
Debate sobre o uso de dados para definir soluções, a partir de reflexões geradas durante as visitas às escolas de Sobral.
Diana Viana
Pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes).
Herbert Lima Vasconcelos
Secretário Municipal de Educação de Sobral.
Lúcia Balica
Casa da Avaliação.
Mariane Campelo Koslinski
Professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
18h – 18h30: encerramento
Cida Bento
Fundadora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert). Incide especialmente nas áreas de trabalho, educação e políticas públicas.
18h30 – 21h: coquetel e jantar de confraternização
DIA 7 DE DEZEMBRO
9h – 9h30: abertura
Momento 3: sessões simultâneas
Sessão 1: indicadores para indução de equidade na educação
9h30 – 10h30: apresentações inspiracionais sobre parcerias entre centros de pesquisa e redes de educação
Sessão para ampliar repertório, provocar reflexões e esquentar o debate sobre o tema.
Especialistas convidadas(os):
Chico Soares
Ex-presidente do Inep/MEC, com doutorado em estatística pela University of Wisconsin-Madison e pós-doutorado em educação pela University of Michigan – Ann Arbor. Sua atuação acadêmica está concentrada na área de avaliação de sistemas, instituições, planos, programas e políticas educacionais.
David Quinn
Professor assistente de Educação na Rossier School of Education, University of Southern California. Produz pesquisas para informar as políticas destinadas a eliminar a desigualdade educacional racial/étnica e de classe.
Márcia Lima
Professora do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Seus temas de investigação são: desigualdades e relações raciais, com ênfase nas temáticas de gênero e raça, educação, mercado de trabalho e políticas de ações afirmativas.
10h30 – 11h15: discussões aprofundadas em grupos
Sessão 2: parceria entre centros de pesquisa e redes de ensino para promoção de mudanças sistêmicas em educação
9h30 – 10h30: apresentações inspiracionais sobre experiências de parceria entre centros de pesquisa e redes de ensino
Momento para ampliar repertório, provocar reflexões e esquentar o debate sobre o tema.
Especialistas convidados:
Daniel Santos
Professor doutor de Economia na Universidade de São Paulo – Campus Ribeirão Preto. Doutor em Economia pela Universidade de Chicago. Mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo. Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (Lepes). Tem experiência nas áreas de economia da educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalho.
Eduardo Marino
Diretor de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e membro do Conselho Consultivo do Núcleo Ciência pela Primeira Infância (NCPI). Possui experiência em gestão estratégica e avaliação de organizações e programas sociais, educacionais e ambientais.
10h30 – 11h15: discussões aprofundadas em grupos
11h15 – 11h30: intervalo
11h30 – 12h: plenária para discussão de resultados do trabalho em grupos
Partilha de caminhos para a construção de indicadores e o fortalecimento de parcerias para a produção de conhecimentos capazes de contribuir com a promoção da equidade na educação.
Momento 4: oportunidades oferecidas pelo Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação
12h – 12h45: apresentação das oportunidades de incentivo à pesquisa para centros e jovens pesquisadoras(es)
Divulgação das oportunidades e convite às(aos) participantes para se engajarem nas ações que serão realizadas pelo Programa de Pesquisa Aplicada do Centro Lemann em 2022.