A

Verbete: desigualdade educacional

A educação, direito fundamental de todo ser humano, inscrito em normativas internacionais e nacionais, só é garantido efetivamente na realização da aprendizagem (SOARES, 2016). No entanto, estudos têm apontado a persistência de hiatos na aprendizagem entre estudantes agrupados de acordo com determinadas características individuais ou coletivas, como local de moradia, contexto social e econômico no qual se desenvolvem, dentre outros (CÉSAR e SOARES, 2001; ALVES, SOARES e XAVIER, 2016; SOARES e DELGADO, 2016; ERNICA e RODRIGUES, 2020). Além das diferenças na aprendizagem, verificam-se desigualdades em outros indicadores educacionais, como acesso, nível de escolaridade alcançado, regularidade das trajetórias, dentre outros aspectos que se apresentam consistentemente desfavoráveis para os mesmos grupos.

As desigualdades nos resultados educacionais anteriormente mencionados guardam relação com a alocação de insumos escolares necessários para a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes (professores com formação adequada, escolas com condições de infraestrutura e recursos pedagógicos apropriados, dentre outros) e com a qualidade dos processos educativos aos quais estes grupos têm acesso.

As desigualdades externas à escola, em especial as socioeconômicas, apresentam-se também como um fator explicativo e demandam medidas corretivas no ambiente escolar, para interromper o ciclo de reprodução e agravamento das desigualdades (CRAHAY, 2000; SAMPAIO e OLIVEIRA, 2015).

O combate às desigualdades educacionais exige que a análise da alocação dos insumos, da qualidade dos processos educacionais e das necessidades específicas de cada grupo escolar preceda o exercício de alocação de recursos humanos, físicos, financeiros e metodológicos nas redes e nas escolas. Ter um diagnóstico claro das desigualdades educacionais e suas causas é imperativo para que as evidências produzidas orientem a tomada de decisão e apoiem o delineamento de uma política educacional pautada na correção das desigualdades e na promoção da equidade. Só assim será possível ofertar a todas(os) as(os) estudantes brasileiras(os) as condições necessárias à realização do seu percurso formativo e ao alcance de suas aspirações e expectativas, a fim de que possam se integrar e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.

Centro Lemann

© 2023 – CENTRO LEMANN DE LIDERANCA PARA EQUIDADE NA EDUCACAO CNPJ: 42.605.684/0001-03 - Todos os direitos reservados

Rua dos Pinheiros, 870 - Pinheiros - São Paulo - SP. Cep: 05422-001

Rua Menino Deus, 392 – Centro – Sobral, CE

Política de Privacidade

Desenvolvido por