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Evento “Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada” está com inscrições abertas

Promovido por uma parceria entre Fundação Lemann, Centro Lemann e Núcleo de Estudos Raciais (Neri) do Insper, o evento levará grandes nomes da pesquisa e do debate educacional brasileiro à sede do Insper no dia 22 de agosto, em São Paulo.

Estão abertas as inscrições para o evento “Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada”, agenda criada em parceria entre Fundação Lemann, Centro Lemann e Insper com o objetivo de articular pesquisadoras(es), lideranças educacionais e especialistas para compartilhar e potencializar a inserção da equidade na agenda de pesquisa aplicada voltada à Educação Básica.

Com data marcada para o próximo dia 22 de agosto, no Insper, o encontro tem inscrições gratuitas e limitadas para pesquisadoras(es), comunicadoras(es), lideranças nacionais especialistas em educação e em equidade e investidoras(es) em pesquisa aplicada dos setores público e privado.

Diálogo

Embora as desigualdades de aprendizagem sejam um fato indiscutível, seu enfrentamento ainda necessita de mais diálogos e produção de pesquisa aplicada. Ao mesmo tempo, é necessário que lideranças políticas e educacionais estejam comprometidas com soluções para vencer esse desafio e possuam subsídios robustos para tomar decisões que tragam respostas efetivas para os problemas.

Por isso, as instituições organizadoras do evento vão proporcionar um dia de discussões e debates para refletir sobre as diferentes perspectivas que envolvem o papel da pesquisa aplicada no trabalho de quem decide os destinos da educação, para que possa ser acessada por todas(os) estudantes, sem exceção.

O primeiro painel, “Desafios para promover equidade na educação por meio da pesquisa aplicada”, terá a participação de Sonya Douglass, do Teachers College, Columbia, Martin Carnoy, de Stanford, e Michael França, do Núcleo de Estudos Raciais do Insper – Neri, com mediação de Anna Penido, diretora-executiva do Centro Lemann.

Na segunda parte da manhã, 18 pesquisadoras(es) de diferentes instituições e regiões do Brasil compartilharão resultados de pesquisas realizadas no País em três mesas simultâneas. Entre essas(es) pesquisadoras(es), equipes que receberam fomento do Centro Lemann (Chamada Aberta 2022) apresentarão seus trabalhos finais.

A mediação será das(os) consultoras(es) do Programa de Fomento, Tatiane Cosentino Rodrigues, pesquisadora da UFSCar, membro do Comitê de Especialistas do Centro Lemann e Leandro Marino, estatístico e gerente educacional da Fundação Bradesco, além de Fernando Carnaúba, professor assistente em Stanford e co-fundador do Instituto Canoa.

À tarde, no painel “Pesquisa, educação integral e desigualdades”, Daniel Duque, pesquisador do Neri/Insper e da Norwegian School of Economics, Ricardo Paes de Barros, do Insper, e Roberta Biondi, do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social da FEA-RP/USP – Lepes,  abordarão a educação integral sob as lentes da equidade, a partir dos achados de suas pesquisas. A mediação será de Carolina Ilídia, gerente de educação da Fundação Lemann.

Em seguida, no painel “Parcerias para fomentar pesquisa aplicada e promover equidade: cenário e oportunidades”, Kátia Schweickardt, secretária de Educação Básica no MEC, Iara Rolnik, diretora de programas no Instituto Ibirapitanga, e Matheus Gato, coordenador de projetos do Afrocebrap, vão conversar com Paulo Blikstein, professor na Universidade de Columbia, onde dirige o Transformative Learning Technologies Lab, o Lemann Center for Brazilian Studies e a Iniciativa Paulo Freire.

Para encerrar as exposições do dia, José Francisco Soares, professor emérito da UFMG, Priscilla Bacalhau, pesquisadora da Escola de Economia da FGV e colunista da Folha, além de Guilherme Lichand, de Stanford, realizarão o painel “Dados e indicadores para promover equidade”. Eloya Rocha, coordenadora de equidade racial da Fundação Lemann, vai moderar a reflexão sobre a importância de dados e indicadores na redução de desigualdades e na promoção da equidade na Educação Básica.

As inscrições para participar podem ser feitas gratuitamente, por meio deste formulário: link

As vagas são restritas. Garanta já a sua!

AGENDA DO DIA

9h às 9h30 – Boas-vindas e abertura institucional 

9h30 às 10h30 – Painel “Desafios para promover equidade na educação por meio da pesquisa aplicada”

10h50 às 12h40 – Painéis “Pesquisas aplicadas em equidade na Educação Básica”

14h10 às 15h10 – Painel “Pesquisa, educação integral e desigualdades “

15h40 às 17h – Painel “Parcerias para fomentar pesquisa aplicada e promover equidade: cenário e oportunidades”

17h às 17h45 – Painel “Dados e indicadores para promover equidade”

17h45 às 18h – Encerramento

Veja a programação na íntegra.

Sobre as instituições organizadoras do evento

Fundação Lemann – organização de filantropia familiar cuja atuação está fundamentada em dois focos estratégicos: educação e lideranças. Desde o plano de longo prazo desenhado em 2021 tem compromisso transversal com a equidade, especialmente racial. Historicamente, a Fundação Lemann investe em universidades, por meio de bolsas de estudos e fomento à pesquisa, apoiando Programas e Centros dentro e fora do país, em especial para a realização de pesquisas e formação de lideranças voltadas à transformação do Brasil em uma nação mais justa e avançada para todas(os). Parte de seu plano para os avanços da educação até 2031 é ampliar a discussão e a produção de pesquisa sobre equidade na educação, fortalecendo o ecossistema e os debates para os próximos anos, com compartilhamento de aprendizados e conhecimentos.

Centro Lemannorganização independente, apartidária e global idealizada pela Fundação Lemann e inspirada pelo município de Sobral, no Ceará. Nossa razão de existir está em apoiar e motivar a formação de lideranças políticas e educacionais para que promovam Educação Básica de qualidade com equidade no Brasil e no sul global. Também fomentamos a produção de conhecimento aplicado para que as lideranças possam tomar decisões com base em dados e evidências.

Insper – instituição sem fins lucrativos dedicada ao ensino e à pesquisa cuja missão é promover a transformação do Brasil por meio da formação de líderes inovadores e pesquisa aplicada — atuando com excelência acadêmica e visão integrada das áreas de conhecimento.

Núcleo de Estudos Raciais (Neri)rede voltada para a produção e difusão de pesquisas e evidências empíricas. A partir de uma rigorosa análise dos dados, apoia o debate público de modo multitemático, buscando entender as diversas dimensões que afetam a mobilidade social do Brasil, e como as desigualdades se manifestam e se reproduzem. A missão do núcleo é contribuir para que o resultado da vida das(os) brasileiras(os) não seja um reflexo do lugar onde nasceram, da renda, da classe social, do gênero e da raça. Faz parte do Insper.

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