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O marcador de gênero e a desigualdade educacional

O gênero é um dos marcadores de desigualdade educacional, utilizados pelo Centro Lemann para apoiar lideranças educacionais no desenho de soluções que possam promover educação de qualidade com equidade nas redes e escolas. 

Apesar de vivermos em uma sociedade tecnológica, globalizada, com amplo acesso à informação, ainda é comum famílias que educam as meninas para se casar, ter filhos e cuidar das atividades domésticas, enquanto os meninos são livres para estudar e se tornar os provedores da casa. Estes papéis tradicionais acabam refletindo na trajetória escolar.

Os adolescentes são os alunos que mais faltam e evadem da escola, especialmente os que vivem em situação de vulnerabilidade social. A falta de recursos é um dos principais fatores para o abandono, porque a busca pela complementação de renda familiar é vista como prioridade.

As adolescentes e as jovens são maioria nas matrículas no Ensino Médio e Superior, mas elas são minoria em cursos STEAM (Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática). 

Existe um grupo de crianças e jovens que é ainda mais penalizado por essa desigualdade educacional e cuja identidade de gênero não está alinhada ao gênero que lhes foi atribuído em seus nascimentos. São estudantes que sofrem diferentes violências, muitas vezes reforçadas no ambiente escolar, e que não recebem atenção e condução adequadas por parte dos profissionais responsáveis pelo espaço educativo.

As lideranças educacionais têm papel fundamental para mudar esse cenário. Por isso, sugerimos que secretárias(os) de educação, assim como gestoras(es) de escola, façam uma avaliação do ambiente e das práticas pedagógicas em suas redes e comunidade escolar. Analisem os resultados de aprendizagem para detectar quais são os gargalos da desigualdade educacional causada pelo marcador de gênero e que soluções darão conta de enfrentá-los. Também é essencial que as equipes sejam formadas em serviço para lidar, de forma justa e respeitosa, com situações sensíveis, que acabam por excluir grupos específicos, como o de estudantes não binários, de oportunidades educacionais e sociais no ambiente escolar. É desta forma que poderemos oferecer uma educação de qualidade com equidade para todas, todos e todes. 

 

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