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Programa South-South é destaque da coluna de Mônica Bergamo na Folha de São Paulo

No último domingo, Mônica Bergamo ressaltou, em sua coluna na Folha de S.Paulo, a importância do Programa South-South (Building a South-South Coalition on Foundational Learning Through Education Exchange and Evidence Synthesis), iniciativa que apoia líderes do sul global para que possam realizar reformas educacionais em seus países. 

As lideranças desses países chegam ao Brasil e falam que conhecer a experiência de Sobral é mais efetivo do que ir para a Finlândia, já que na cidade brasileira eles partem do mesmo tipo de realidade“, ressaltou à coluna Anna Penido, nossa diretora-executiva, na matéria que você confere clicando aqui .

Formação, trocas de conhecimentos e práticas direto da fonte

O Programa South-South nasceu em 2022 com o objetivo de criar oportunidades para que lideranças do sul global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a capacidade de impulsionar coalizões voltadas a promover reformas educacionais com foco em melhorar índices de alfabetização e numeracia.     

Desde seu lançamento, o programa conectou e formou 51 líderes educacionais seniores do Quênia e do Paquistão, que representam 31 organizações. Em setembro de 2022, 28 dessas lideranças conheceram iniciativas brasileiras, sendo que uma das experiências mais marcantes foi a viagem de imersão a Sobral (CE). No vídeo com os melhores momentos dessa vivência estão as trocas e as inspirações que cada um(a) levou na bagagem, de volta para seus países. Clique aqui para conferir.

Na ocasião, as lideranças participaram de debates e oficinas sobre liderança, construção de coalizões intersetoriais, reformas educacionais, além de visitar cinco escolas e explorar a fundo o sistema educacional do município cearense.

Bons resultados para avançar na educação

Oito meses depois do início da formação oferecida aos líderes quenianos e paquistaneses, os resultados já aparecem. De acordo com a avaliação qualitativa de impacto do programa, conduzida pela Universidade de Oxford, os participantes se sentem mais preparados e motivados para liderar reformas educacionais efetivas, além de terem fortalecido suas redes de colaboração.

Os quenianos lançaram um projeto para tornar o município de Kirinyaga uma referência nacional e internacional em Ensino Fundamental, mobilizando líderes políticos regionais e as principais partes interessadas. Segundo os criadores da iniciativa, a cidade será “o Sobral do Quênia”. O projeto vai virar documentário, mas, enquanto não fica pronto, você pode conferir um trecho dessa produção, clicando aqui.

No Paquistão, as lideranças desenvolveram o projeto All Children Learning para garantir que todas as crianças paquistanesas sejam alfabetizadas até a 3ª série escolar. O piloto será implementado em cinco comunidades de quatro províncias, mas, no longo prazo, pretende chegar a 10 mil comunidades.

O Programa South-South é resultado da parceria entre o Governo Britânico (FCDO/UK), o Education Development Trust (EDT), a Fundação Lemann, o Centro Lemann e o Programa da Fundação Lemann na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford, com apoio da Zizi Afrique (Quênia) e Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) (Paquistão). 

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