A viagem de imersão do Programa South-South foi realizada em setembro de 2022 e reuniu no Brasil 28 lideranças educacionais sêniores do Paquistão e do Quênia. Juntas, elas puderam trocar experiências e conhecer iniciativas brasileiras inspiradoras no campo da Educação Básica.
“Esse programa é quase mágico para nós, porque está reunindo pessoas do Paquistão, Quênia e Brasil, de três continentes diferentes. E nós acreditamos em pessoas se unindo para tentar encontrar o núcleo comum que vai alavancar o aprendizado para as crianças de todos esses países”, declarou Baela Jamil, CEO da Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA), do Paquistão.
Este e outros depoimentos estão documentados no vídeo que acabamos de lançar, contendo, também, o registro das principais atividades realizadas pela comitiva de lideranças, que esteve em São Paulo e em Sobral.
A viagem de imersão é um dos pilares do Programa South-South, cujo objetivo é criar oportunidades para que lideranças do sul global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a sua capacidade de impulsionar coalizões voltadas a promover reformas que melhorem os níveis de alfabetização em seus territórios.
O programa é resultado da parceria entre o Governo Britânico (FCDO/UK), o Education Development Trust (EDT), a Fundação Lemann, o Centro Lemann e o Programa da Fundação Lemann na Blavatnik Escola de Governo da Universidade de Oxford, tendo o apoio das organizações Zizi Afrique (Quênia) e Idara-e-Taleem-o-Aagahi (ITA) (Paquistão).
Assista ao vídeo para saber mais: