Centro Lemann
A

Sobre o Centro Lemann

NOSSO MANIFESTO

Nós acreditamos que a educação é a base de toda sociedade. Somente por meio dela é possível vislumbrar um futuro que assegure a cada indivíduo alcançar seu pleno potencial.

Fazer com que o direito à educação de qualidade seja garantido para todas e todos é um grande desafio. Diante do complexo cenário brasileiro, a escola, muitas vezes, potencializa as desigualdades, no lugar de equalizá-las. E a trajetória torna-se mais difícil para quem enfrenta maiores obstáculos.

Somos diferentes, precisamos ser tratados de formas diferentes. Para permitir que cada pessoa aprenda, é preciso levar em consideração o que cada uma delas necessita para desfrutar plenamente a sua experiência educacional.

Isto significa:

  • perceber e se importar com cada indivíduo;
  • apoiar cada um(a), de acordo com as suas necessidades;
  • identificar e corrigir desigualdades;
  • valorizar as diversidades;
  • proporcionar igualdade de oportunidades educacionais;
  • garantir o desenvolvimento integral de todas(os) as(os) estudantes.

Acreditamos que lideranças conscientes, redes engajadas e escolas potentes são capazes de promover trajetórias escolares e aprendizagem igualmente potentes, para garantir que cada estudante voe mais alto e chegue aonde deseja. 

QUEM SOMOS

Nascemos em 2021 sob o paradigma de que todas as pessoas são capazes de aprender, independentemente dos seus contextos e características pessoais. 

Somos o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, uma organização independente, apartidária e global, idealizada pela Fundação Lemann e inspirada pelo município de Sobral, no Ceará. Nossa missão é promover aprendizagem com equidade na educação básica, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada. 

Atualmente, integramos o ecossistema de organizações apoiadas pela Fundação Lemann formado por organizações que trabalham em causas conectadas e temas que dialogam com os pilares da Fundação, caminhando na direção de um Brasil mais justo e avançado. São financiadas e cofinanciadas organizações, redes e iniciativas, fortalecendo a gestão de organizações ou redes, disseminando conhecimento e fazendo advocacy por políticas públicas de educação e gestão de pessoas.

Promover equidade na educação significa diferenciar o que cada estudante precisa e garantir direitos e oportunidades na medida da sua necessidade, a fim de reparar desigualdades e assegurar aprendizagem e desenvolvimento integral de qualidade para todas(os) e para cada uma e cada um.

Missão

Promover aprendizagem com equidade na educação básica, em contextos de desigualdade, por meio da formação de lideranças educacionais e do fomento à pesquisa aplicada.

Visão

Ser reconhecido, nacional e internacionalmente, como centro de excelência em pesquisa e formação de lideranças capazes de promover equidade na educação.

Princípios

  • altas expectativas;
  • excelência;
  • rigor científico;
  • inovação;
  • convergência;
  • resiliência

O Centro Lemann no Brasil

A proposta de criar um Centro Lemann no Brasil surge do diálogo entre o presidente da Fundação Lemann, Jorge Paulo Lemann, e o ex-prefeito de Sobral, Veveu Arruda. A iniciativa parte do desejo de ver florescer um centro global de excelência no País, inspirado na experiência de Sobral, para contribuir com a garantia de aprendizagem com qualidade e equidade na educação básica.  

Os demais Centros Lemann estão ligados a algumas das melhores universidades do mundo, como Stanford, Columbia, Oxford e Illinois, e produzem conhecimentos e evidências de ponta sobre e para o Brasil, além de contribuir com a formação de lideranças brasileiras em nível de pós-graduação. Já nós, do Centro Lemann de Sobral, colaboramos com diferentes universidades e centros de pesquisa, dentro e fora do País, e desenvolvemos um programa não acadêmico de formação de lideranças educacionais, voltado para transformar as suas atitudes e práticas cotidianas.

Centros Lemann pelo mundo

Nossa inspiração

O município de Sobral nos serve de exemplo. Apesar de lidar com uma realidade socioeconômica desafiadora, conseguiu transformar sua educação pública de maneira inequívoca e sustentável, por meio de ações que garantiram aprendizagem de qualidade com equidade para todos e todas. No ano 2000, 49% das(os) estudantes da rede municipal aprendiam a ler na idade certa, percentual que passou para 92% já em 2004.

Dentre as muitas lições que aprendemos com Sobral, algumas inspiram as nossas ações de forma mais contundente, como: 

  • a desnaturalização do fracasso escolar e da desigualdade educacional;
  • a estabelecimento de forte compromisso político;
  • a definição de objetivos e metas claros e comuns;
  • a construção de espírito de rede;
  • o fortalecimento e empoderamento das lideranças educacionais;
  • a eficiência na gestão;
  • o reconhecimento dos atores envolvidos;
  • a busca de evolução permanente.

Nossa ideia não é reproduzir o modelo de Sobral em outras regiões do País, mas disseminar os princípios e aprendizados gerados pelo município, a fim de inspirar outras redes de educação a avançarem, considerando seu próprio contexto, desafios e possibilidades.

Margem esquerda do rio Acaraú, Sobral (CE).

COMO ATUAMOS

Nossa atuação se dá por meio de dois programas, construídos com base em evidências e a partir da escuta e colaboração de diferentes atores e organizações provenientes das cinco regiões brasileiras e de outros países.

O Programa de Formação de Lideranças Educacionais destina-se a secretárias(os) de educação, técnicas(os) que acompanham as escolas e diretoras(es) escolares. Buscamos apoiar essas(es) profissionais a repensar suas crenças, valores e atitudes, ampliar seu compromisso com a equidade, desenvolver visão sistêmica e fortalecer sua capacidade técnica na área da gestão, com foco prioritário para as questões pedagógicas. Nossa ambição é chegar a todas as redes de ensino do Brasil em um prazo de 15 anos, além de compartilhar conhecimentos e realizar parcerias com países que enfrentam dificuldades semelhantes às nossas.

O Programa de Pesquisa Aplicada tem como objetivo apoiar pesquisadores e centros de pesquisas nacionais e internacionais a realizar estudos de ponta, que indiquem evidências e soluções efetivas para redução das desigualdades educacionais. Também busca apoiar a construção e adoção de indicadores voltados a avaliar e dar visibilidade a resultados relacionados à promoção de equidade na educação. 

Ambos os programas iniciaram suas atividades em 2022.

Teoria da Mudança

Referência importante para orientar o planejamento e medir o impacto das nossas ações, a nossa Teoria da Mudança aponta como principal aspiração assegurar que a equidade na educação se torne uma agenda prioritária em nível nacional e global, propiciando uma redução significativa das desigualdades intra e entre escolas e redes públicas de educação.

Confira neste link o caminho que pretendemos trilhar para atingir esse nosso propósito central

QUEM FAZ

Anna Penido

Anna Penido

Diretora-executiva

Ana Lemos

Ana Lemos

Gestora de Desenvolvimento Institucional

Beatriz Venancio

Beatriz Venancio

Analista Financeiro

Andrea Menella

Andrea Menella

Coordenadora de Logistica e Eventos

Camila Aragón

Camila Aragón

Gestora de Comunicação e Parcerias

Carolina Simões

Carolina Simões

Analista de Comunicação e Engajamento

Marcelo Rodrigues

Marcelo Rodrigues

Analista de Comunicação

João Quaresma

João Quaresma

Consultor de Parcerias

Eduardo Marino

Eduardo Marino

Gestor de Conhecimento Aplicado

Elvis Ponte

Elvis Ponte

Analista de Dados

Claudio Clemente

Claudio Clemente

Analista de Articulação Política

Rita Jobim

Rita Jobim

Gestora de Formação

Jamille Caldas

Jamille Caldas

Coordenadora de Mobilização e Desenvolvimento de Redes

James Santos

James Santos

Analista de Mobilização e Desenvolvimento de Redes

Enzo Fumagalli

Enzo Fumagalli

Analista de Formação

Bruna Pecin

Bruna Pecin

Gestora de Impacto

Carina Toledano

Carina Toledano

Lider de Projetos

Ana Paula Bastos

Ana Paula Bastos

Lider de Projetos

Renato Oliveira

Renato Oliveira

Analista de Mobilização e Desenvolvimento de Redes

Juliana Mangussi

Juliana Mangussi

Lider de Projetos

Ticiane Maria Silva

Ticiane Maria Silva

Analista de Mobilização e Desenvolvimento de Redes

Luís Antônio Morais

Luís Antônio Morais

Analista de Mobilização e Desenvolvimento de Redes

Carla Vila

Carla Vila

Consultora - Líder do Programa Internacional South-South

Igor Bezerra

Igor Bezerra

Analista de Formação

David Letchwesk

David Letchwesk

Especialista em Coalisão

Mariene da Silva Santos

Mariene da Silva Santos

Auxiliar de Serviços Gerais

Contamos, ainda, com a orientação de grandes lideranças na área social, política e empresarial, que nos apoiam na definição de diretrizes, posicionamentos, programas, investimentos e estratégias de sustentabilidade.

Azad Oommen

Azad Oommen

Co-fundadador da Global School Leaders. Fundou e dirigiu a Central Square Foundation. Coordenou iniciativas da Clinton Foundation na Índia e África do Sul.

Cleuza Repulho

Cleuza Repulho

Assessora na Secretaria de Educação de Pernambuco. Foi Secretária Municipal de Educação em Santo André e São Bernardo do Campo e presidente da Undime.

Denis Mizne

Denis Mizne

Diretor-executivo da Fundação Lemann. Fundou o Instituto Sou da Paz. Foi visiting scholar na Universidade Columbia e Yale World Fellow na Universidade Yale.

Sonia Douglass

Sonia Douglass

Professora da Universidade Columbia (EUA) e fundadora do centro de pesquisa Black Education.

Susanna Lemann

Susanna Lemann

Fundadora do Instituto Proa e da Matueté. Integrante do Conselho da Lemann Foundation e da Roger Federer Foundation.

Veveu Arruda

Veveu Arruda

Diretor-executivo da Associação Bem Comum. Foi prefeito de Sobral, quando conquistou o maior IDEB entre os municípios brasileiros. Idealizou o Centro Lemann no Brasil junto com Jorge Paulo.

Xx

X

PARCEIROS

NOSSO ECOSSISTEMA

Fundação Lemann
Nova Escola
Motriz
Reúna
MegaEdu
Bem Comum
Centro Lemann

Somos uma organização associada à Fundação Lemann e, junto com outras instituições, compomos um ecossistema de impacto que atua de forma articulada e estratégica para impulsionar nossa gente e gerar transformações reais e positivas para todos. A Fundação Lemann tem como missão colaborar com pessoas e instituições em iniciativas de impacto, com qualidade e escala, que garantam a aprendizagem de todos estudantes, e engajar lideranças comprometidas em resolver desafios sociais complexos do país.

PARCEIROS ESTRATÉGICOS

Fundação Lemann
Velezreyez
Porticus
Instituto Natura
Itaú Social

PARCEIROS DO PROGRAMA LIDERANÇAS PELA EDUCAÇÃO

Fundação Lemann

PARCEIROS DO PROGRAMA LIDERANÇAS PELA EDUCAÇÃO - RS

| PARCEIRO PLENO |

B3 Social

| PARCEIRO TERRITORIAL |

Instituto Grupo Ultra

| APOIADOR |

Atitus
Sicredi
Movimento Uniao BR

Perguntas frequentes

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.