Nesta semana (dias 17 e 18), demos início à primeira rodada de formação da segunda edição do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, nos polos Belém (redes de educação de Muaná, Santa Bárbara do Pará e Soure, no Pará, com 98 lideranças), João Pessoa (Angicos/RN, Macau/RN, Monteiro/PB e Olinda/PE, com 151 lideranças), São Paulo (Mogi Mirim/SP, Petrópolis/RJ e São Gabriel do Oeste/MS, com 160 lideranças) e Sobral (Carnaubal/CE, Igarassu/PE, Itapipoca/CE, Milagres/BA e Timon/MA, com 211 lideranças).
“Estou encantada com a metodologia, com a participação, com todo o direcionamento. É uma mentoria pessoal. Cada vez mais, neste dia, eu estou me dando conta de que eu não sou a mesma. A metodologia aplicada pelo Centro Lemann vai trabalhar a sua realidade como liderança. Não é só a parte de conteúdo mas, sobretudo, uma formação pessoal. Eu me sinto potencializada, animada, revitalizada e agradecida por essa oportunidade, que é ímpar”, ressaltou Valésssia, técnica da Secretaria de Educação do município de Timon (MA).
Nos dias 23 e 24, será a vez das(os) secretárias(os) de educação, equipes técnicas e gestoras(es) escolares dos polos de Aracaju (Alagoinhas/BA e São Cristóvão/SE, com 148 lideranças), Sobral (Benjamin Constant/AM, Itarema/CE e Petrópolis/RJ, com 203 lideranças) e Teresina (Peritoró e Timon, no Maranhão, com 131 lideranças). O mês termina com a formação de lideranças das redes de educação de Rondônia (Alto Paraíso e Monte Negro, com 22 lideranças), dias 30 e 31.
Durante os dois dias de formação, os grupos irão se aprofundar em temas como projeto de vida, perspectiva integral sobre as desigualdades e os preconceitos, o conceito de equidade, além de momentos práticos para a cocriação de soluções que possam enfrentar as iniquidades educacionais nas redes e escolas.
A segunda edição do Programa de Formação de Lideranças Educacionais teve a adesão de 22 municípios, totalizando 1.138 lideranças. Com as duas edições do programa, são 3.025 lideranças de 66 municípios engajadas conosco, dedicadas a trabalhar para garantir educação de qualidade com equidade a mais de 800 mil alunas e alunos, o que reforça a nossa esperança em tempos promissores para todas(os) as(os) estudantes brasileiras(os).
Confira algumas fotos do primeiro ciclo de encontros presenciais do Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann: