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Viagem ao norte: Centro Lemann visita os municípios de Maués (AM), Breves (PA) e Bagre (PA)

O Programa de Lideranças Educacionais do Centro Lemann possui abrangência nacional. Atuamos em 56 municípios das cinco regiões do país. Em 49 deles, oferecemos formação com duração de 2 anos letivos e carga horária de 360 horas. Nos outros sete, apoiamos os processos de seleção e recrutamento de gestores escolares.

Para que as nossas ações sejam relevantes e efetivas, torna-se fundamental interagirmos com a realidade local, experienciando o cotidiano das lideranças educacionais, tendo contato com os desafios que enfrentam e acompanhando o impacto do nosso programa em suas práticas e resultados.

Foi com esta intenção que Anna Penido, nossa diretora executiva, Rogers Mendes, gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, e Veveu Arruda, membro do nosso Conselho Consultivo, percorreram três municípios: Maués (AM), Breves e Bagre (PA). As localidades integram o grupo de 12 redes e 289 gestores da região Norte que participam da nossa iniciativa. 

No artigo a seguir, “Em Busca do Norte”, Anna Penido conta sobre como foi impactada pela visita. Quer saber mais? Leia o texto abaixo.

Em Busca do Norte

por Anna Penido

Insignificância e ignorância. Fui abalroada por esses dois sentimentos enquanto adentrava o interior da região amazônica. Sobrevoar aquela imensidão de rios e florestas fez com que eu me desse conta da minha pequenez diante de tamanha exuberância. Interagir com a população e a realidade local me permitiu perceber que não sabemos quase nada sobre aquela parte do país, não entendemos coisa alguma do que se passa por lá e contribuímos menos ainda para mitigar as muitas adversidades que a ameaçam.

Ao longo de cinco dias, visitei três municípios dos estados do Amazonas e Pará que participam do nosso Programa de Formação de Lideranças Educacionais. Compartilhei a aventura com os colegas Rogers Mendes e Veveu Arruda, respectivamente gestor e conselheiro do Centro Lemann. Nosso intuito era compreender como as nossas ações estavam chegando nas redes municipais de educação de Maués (AM), Breves (PA) e Bagre (PA) e o que fazer para torná-las mais atraentes e relevantes para secretárias(os), técnicas(os) que acompanham as escolas e diretoras(es) escolares daquelas localidades. Tenho esperança de que a nossa viagem provoque impactos positivos no desenvolvimento desses gestores, mas a única certeza que carrego comigo é a de que fui a pessoa mais impactada por essa experiência.

A bordo de aviões grandes e pequenos, lanchas, barcos e navios, pude constatar que, na região norte, as ruas e estradas são mesmo os rios, e as distâncias são medidas por tempo e não por quilometragem. As escolas públicas localizadas na sede dos municípios são maiores e mais bem equipadas, mas a maioria das unidades escolares está espalhada por dezenas de comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas, localizadas a até 14 horas de deslocamento fluvial. Muitas salas de aula são multisseriadas, e um ou dois professores dão conta de toda a organização escolar, da merenda às atividades pedagógicas, passando pela articulação com as famílias. As escolas indígenas são bilíngues e têm ainda o desafio de trabalhar com idioma, currículo e calendário adaptados à cultura e realidade do seu povo, com participação ativa do cacique em todas essas definições.

O maior entrave para a participação das lideranças educacionais no nosso programa é a instabilidade do acesso à internet. Em dias de chuva, nem os celulares funcionam. A interrupção constante do sinal desanima aqueles que não conseguem acompanhar as atividades on-line. Sugerimos que os prefeitos equipem espaços de formação com computadores potentes e a melhor internet disponível no município, para que os gestores possam não apenas ter acesso à tecnologia, mas ainda dispor de tempo e tranquilidade para usufruir ao máximo das atividades e conteúdos que elaboramos com tanto cuidado. Ainda assim, a solução definitiva só virá se o governo federal pressionar e oferecer contrapartidas às empresas de telecomunicações para que forneçam melhor conectividade nas áreas mais remotas do país.

Também nos preocupamos em checar se as referências e os materiais que utilizamos fazem sentido para as lideranças da região. Foi revoltante perceber o quanto as políticas nacionais desconsideram as especificidades amazônicas e criam regras, condições e protocolos impossíveis de serem implementados naquele contexto tão particular. Da nossa parte, queremos assegurar que o nosso programa faça com que os gestores educacionais desses municípios se sintam menos isolados e verdadeiramente incluídos na nossa formação.

Acreditamos que essas lideranças têm papel fundamental na garantia de uma educação pública de qualidade para cada estudante, mas sabemos que precisam muito de formação e apoio para dar conta dos seus desafios. Nas nossas visitas às escolas locais, não tive a oportunidade de ver um único estudante em atividade pedagógica. Alguns estavam em horário de intervalo, outros em feriado facultativo e ainda tinham aqueles que estavam com aulas suspensas porque não havia combustível no município para abastecer os barcos que fazem o transporte escolar. Isso tudo após dois anos de escolas fechadas por conta da pandemia, com pouco ou nenhum acesso dos alunos a materiais físicos ou atividades remotas.

Despida do meu verniz urbano, percebi que, ao longo da nossa viagem, meu organismo começou a pulsar cada vez mais no ritmo da floresta. Meus sentidos ficaram mais apurados e meus instintos foram se sobrepondo ao pragmatismo que me ajuda a sobreviver na selva de pedra. Enquanto sentia o vento agitar os meus cabelos e a água dos rios respingar na minha face, observava a minha indignação crescer frente às injustiças que impedem tantas pessoas no nosso país de ter seus direitos essenciais assegurados.

No último dia da nossa excursão, em uma roda de conversa com lideranças de Bagre, meu coração se animou ao ouvir relatos de que a formação do Centro Lemann tem gerado transformações pessoais profundas e um olhar mais sensível para a questão da equidade. Um dos técnicos nos contou sobre a sua decisão de finalmente matricular o filho autista em uma escola da rede, e a diretora que o recebeu afirmou seu compromisso de garantir que a sua unidade escolar seja cada vez mais inclusiva. Provocada pelo nosso programa, a rede encontrou alternativas para transportar os estudantes de áreas mais remotas no período em que os igarapés secam, e há novas estratégias pedagógicas sendo pensadas para esse momento de recomposição de aprendizagens. As mudanças de visão e de prática ainda são iniciais, mas renovam o nosso oxigênio e a nossa capacidade de acreditar que a Amazônia é mesmo o pulmão do mundo.

Confira na galeria abaixo imagens dessa jornada.






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