A

Os marcadores da desigualdade educacional e seus impactos nos resultados escolares 

Durante as próximas semanas, vamos nos dedicar a compartilhar conteúdos sobre cada marcador da desigualdade educacional e os seus efeitos nos resultados escolares, tema essencial no processo de construção da Educação Básica com qualidade e equidade. 

Entendemos que cada pessoa tem a sua trajetória influenciada por um conjunto de fatores, como a origem, o contexto em que se desenvolveu desde a infância e as oportunidades educacionais que vivencia. No entanto, os desníveis no acesso à educação de qualidade acabam por reforçar as demais formas de desigualdade.

Outra questão é que esses marcadores não aparecem no cotidiano escolar de maneira isolada. Em muitas situações, há uma sobreposição, as chamadas interseccionalidades, que acentuam os efeitos negativos nas(os) estudantes.

Com o compartilhamento desses conteúdos, nossa intenção não é dar conta de todas as perspectivas sobre o tema, mas estimular o debate e convidar as lideranças educacionais a considerarem esses recortes ao analisar suas realidades, os dados e as evidências de pesquisas e avaliações a fim de pensar em soluções que, de fato, atendam as demandas das redes e escolas para promover a educação diversa e inclusiva, que não deixe ninguém para trás.

 

ASSUNTOS SIMILARES

Ver todas as matérias
Centro Lemann

© 2023 – CENTRO LEMANN DE LIDERANCA PARA EQUIDADE NA EDUCACAO CNPJ: 42.605.684/0001-03 - Todos os direitos reservados

Rua dos Pinheiros, 870 - Pinheiros - São Paulo - SP. Cep: 05422-001

Rua Menino Deus, 392 – Centro – Sobral, CE

Política de Privacidade

Desenvolvido por