Os trabalhos dos seis grupos contemplados serão disseminados ao longo do segundo semestre
Em 2022, o Centro Lemann lançou uma Chamada Aberta para selecionar e apoiar pesquisas que contribuíssem para assegurar a equidade na Educação Básica, contemplando os seguintes temas: ambientes educacionais, governança e normativas, monitoramento e avaliação e pedagogias.
Das 62 inscrições recebidas, foram escolhidos seis projetos – cinco pela chamada e um convidado – de três regiões do País, sendo metade deles do Nordeste. Com essa iniciativa, o Centro Lemann buscou:
- Inserir a equidade nas agendas de pesquisa sobre educação no Brasil.
- Produzir evidências e soluções que subsidiem a tomada de decisão e a prática cotidiana das lideranças nas escolas e redes de educação.
- Produzir pesquisas por meio de trabalho interdisciplinar e colaboração acadêmica entre pesquisadoras(es) do País, equipes de pesquisa e unidades escolares e redes.
O processo contou com o acompanhamento técnico de Tatiane Cosentino, doutora em Educação, professora de Didáticas e Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e membra do Comitê de Especialistas do Centro Lemann; e Leandro Marino, doutor em Estatística e gerente educacional da Fundação Bradesco.
Conheça os seis projetos:
Os trabalhos foram apresentados durante o evento “Diálogos pela Equidade na Educação: contribuições da pesquisa aplicada”, agenda promovida em agosto de 2024 numa parceria entre Centro Lemann, Fundação Lemann e Núcleo de Estudos Raciais do Insper – Neri.
Ao longo do segundo semestre de 2024 compartilharemos um resumo de cada pesquisa com metodologia utilizada na coleta de dados, evidências e resultados obtidos, além de recomendações para apoiar o trabalho em redes e/ou escolas, a fim de garantir que todas(os) tenham acesso a uma educação de qualidade com equidade, sem exceção.
Em breve, disponibilizaremos os resumos de cada pesquisa abaixo.