Na tarde de 20 de março, 1.124 representantes de 22 redes municipais de ensino, que compõem a segunda turma do Programa de Formação de Lideranças Educacionais, puderam conhecer, durante a sessão de abertura, o percurso formativo que irão trilhar durante dois anos.
Voltado a secretárias(os) de educação, técnicas(os) que acompanham as escolas e diretoras(es) escolares, o programa tem como objetivo fortalecer a capacidade e o compromisso de gestoras(es) educacionais com uma educação de qualidade com equidade.
Interações, estudos e práticas acontecem em um ambiente virtual de aprendizagem, por meio de atividades assíncronas, e também em momentos síncronos, como mentorias e sessões formativas remotas e presenciais. O programa conta também com uma metodologia de intervenção na realidade e solução ágil de desafios (LAB).
A jornada de formação busca provocar em cada liderança um profundo processo de transformação pessoal, além de expandir o seu repertório para desenvolver competências e adotar novas práticas e soluções nas suas redes de ensino e escolas.
“Por meio do fortalecimento das lideranças, com o desenvolvimento de suas competências pessoais e de gestão, acreditamos que vamos contribuir para a promoção da equidade na educação. É com essa certeza que damos as boas-vindas às 22 redes que estarão conosco a partir de 2023”, ressaltou Rogers Mendes, gestor do Programa de Formação de Lideranças Educacionais.
Na primeira edição, em 2022, 56 redes municipais aderiram ao programa, sendo que sete delas receberam apoio para realizar processos de recrutamento e seleção de gestores escolares e 49 participaram da formação, que envolveu cerca de 2.100 lideranças educacionais.
Para Vandete de Lima Neves, gestora escolar de Caruaru (PE), que participou da primeira turma, o programa ajudou a perceber a necessidade de outras competências técnicas, além das que já tinha. ”Todos precisamos de uma formação especial voltada ao cotidiano escolar. O programa me trouxe isso. Tenho colocado em prática muito do que aprendi na formação: realizar um trabalho com transparência, ter confiança na equipe gestora, verificar os acordos e as metas da rede de educação e convidar a comunidade escolar a caminhar ao lado das famílias de nossos estudantes”.
Confira o vídeo de Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral (CE) e membro do nosso Conselho Consultivo, sobre como tudo começou, desde a fundação do Centro Lemann, inspirado na experiência de Sobral, até o lançamento do Programa de Formação de Lideranças.