Durante as próximas semanas, vamos nos dedicar a compartilhar conteúdos sobre cada marcador da desigualdade educacional e os seus efeitos nos resultados escolares, tema essencial no processo de construção da Educação Básica com qualidade e equidade.
Entendemos que cada pessoa tem a sua trajetória influenciada por um conjunto de fatores, como a origem, o contexto em que se desenvolveu desde a infância e as oportunidades educacionais que vivencia. No entanto, os desníveis no acesso à educação de qualidade acabam por reforçar as demais formas de desigualdade.
Outra questão é que esses marcadores não aparecem no cotidiano escolar de maneira isolada. Em muitas situações, há uma sobreposição, as chamadas interseccionalidades, que acentuam os efeitos negativos nas(os) estudantes.
Com o compartilhamento desses conteúdos, nossa intenção não é dar conta de todas as perspectivas sobre o tema, mas estimular o debate e convidar as lideranças educacionais a considerarem esses recortes ao analisar suas realidades, os dados e as evidências de pesquisas e avaliações a fim de pensar em soluções que, de fato, atendam as demandas das redes e escolas para promover a educação diversa e inclusiva, que não deixe ninguém para trás.