A

Pesquisa com Lideranças Escolares 2023 | Perspectivas sobre Gênero –Relatório para o Brasil

Você tem em mãos a “Pesquisa com Lideranças Escolares 2023 | Perspectivas sobre Gênero – Relatório para o Brasil”. O relatório resume as percepções de gestoras(es) escolares brasileiras(os) sobre questões de gênero, formação técnica sobre o tema e os desafios para administrar o tempo, equilibrando momentos de capacitação em serviço com as demandas do dia a dia da escola.

Os dados da pesquisa envolveram 719 diretoras(es), vice-diretoras(es) e coordenadoras(es) pedagógicas(os) da rede de lideranças educacionais formada pelo Centro Lemann de Liderança para Equidade, organização responsável também pela coleta de dados referentes ao Brasil. A pesquisa integra uma base de dados maior, liderada pela Global School Leaders, desde 2020, em todo o mundo.

Dentre as questões sobre gênero, foi perguntado quais profissões seriam mais adequadas às meninas e aos meninos. Os resultados mostraram que, embora não sejam maioria, é grande o contingente de lideranças escolares que ainda enxergam como um trabalho predominantemente feminino o cuidado de crianças, apontado por 28,9% das(os) respondentes, o trabalho doméstico (26,1%) e a docência (20,6%).

Segundo o estudo, além de influenciar as expectativas profissionais das(os) estudantes, as questões relacionadas a gênero estão na base de muitos casos de abandono e evasão escolar. Dentre as principais causas, para as meninas, foram ressaltadas complicações relativas à gravidez na adolescência (23,8%), pressão para casar-se cedo (12,8%), casos de assédio sexual (10,6%) e de mutilação genital (9,6%) – situações que, muitas vezes, também configuram crimes e ilustram a perpetuação de violências de gênero.

Embora noções como essas, que limitam a trajetória das(os) estudantes, possam ser enfrentadas com programas de capacitação focados no tema, apenas 45,6% das(os) respondentes tiveram acesso a esse tipo de treinamento específico sobre gênero.

Com relação à administração do tempo, a pesquisa mostrou que a participação em formações impacta a percepção sobre o grau de dificuldade das tarefas de gestão escolar. Conforme o estudo, 86,8% das(os) respondentes fizeram alguma formação em 2023. Nesse universo, a proporção de pessoas que afirmam ter muita dificuldade com determinada tarefa do cotidiano da escola é sempre inferior àquela observada entre as que não contaram com formação recente.

Confira estes e outros resultados da pesquisa, clicando aqui para acessar o relatório na íntegra.

ASSUNTOS SIMILARES

24 de agosto de 2023

“Mapeamento de estudos nacionais sobre desigualdades educacionais” aponta escassez de pesquisas que indiquem caminhos para uma educação pública de qualidade com equidade

Ver todas as matérias
Centro Lemann

© 2023 – CENTRO LEMANN DE LIDERANCA PARA EQUIDADE NA EDUCACAO CNPJ: 42.605.684/0001-03 - Todos os direitos reservados

Rua dos Pinheiros, 870 - Pinheiros - São Paulo - SP. Cep: 05422-001

Rua Menino Deus, 392 – Centro – Sobral, CE

Política de Privacidade

Desenvolvido por