A

Pesquisa com Lideranças Escolares 2023 | Perspectivas sobre Gênero –Relatório para o Brasil

Você tem em mãos a “Pesquisa com Lideranças Escolares 2023 | Perspectivas sobre Gênero – Relatório para o Brasil”. O relatório resume as percepções de gestoras(es) escolares brasileiras(os) sobre questões de gênero, formação técnica sobre o tema e os desafios para administrar o tempo, equilibrando momentos de capacitação em serviço com as demandas do dia a dia da escola.

Os dados da pesquisa envolveram 719 diretoras(es), vice-diretoras(es) e coordenadoras(es) pedagógicas(os) da rede de lideranças educacionais formada pelo Centro Lemann de Liderança para Equidade, organização responsável também pela coleta de dados referentes ao Brasil. A pesquisa integra uma base de dados maior, liderada pela Global School Leaders, desde 2020, em todo o mundo.

Dentre as questões sobre gênero, foi perguntado quais profissões seriam mais adequadas às meninas e aos meninos. Os resultados mostraram que, embora não sejam maioria, é grande o contingente de lideranças escolares que ainda enxergam como um trabalho predominantemente feminino o cuidado de crianças, apontado por 28,9% das(os) respondentes, o trabalho doméstico (26,1%) e a docência (20,6%).

Segundo o estudo, além de influenciar as expectativas profissionais das(os) estudantes, as questões relacionadas a gênero estão na base de muitos casos de abandono e evasão escolar. Dentre as principais causas, para as meninas, foram ressaltadas complicações relativas à gravidez na adolescência (23,8%), pressão para casar-se cedo (12,8%), casos de assédio sexual (10,6%) e de mutilação genital (9,6%) – situações que, muitas vezes, também configuram crimes e ilustram a perpetuação de violências de gênero.

Embora noções como essas, que limitam a trajetória das(os) estudantes, possam ser enfrentadas com programas de capacitação focados no tema, apenas 45,6% das(os) respondentes tiveram acesso a esse tipo de treinamento específico sobre gênero.

Com relação à administração do tempo, a pesquisa mostrou que a participação em formações impacta a percepção sobre o grau de dificuldade das tarefas de gestão escolar. Conforme o estudo, 86,8% das(os) respondentes fizeram alguma formação em 2023. Nesse universo, a proporção de pessoas que afirmam ter muita dificuldade com determinada tarefa do cotidiano da escola é sempre inferior àquela observada entre as que não contaram com formação recente.

Confira estes e outros resultados da pesquisa, clicando aqui para acessar o relatório na íntegra.

ASSUNTOS SIMILARES

Ver todas as matérias
Centro Lemann

© 2023 – CENTRO LEMANN DE LIDERANCA PARA EQUIDADE NA EDUCACAO CNPJ: 42.605.684/0001-03 - Todos os direitos reservados

Rua dos Pinheiros, 870 - Pinheiros - São Paulo - SP. Cep: 05422-001

Rua Menino Deus, 392 – Centro – Sobral, CE

Política de Privacidade

Desenvolvido por