Fomos ao Paquistão para participar do evento “A Decade of Learning”, promovido pelo Alto Comissariado do Reino Unido para discutir os avanços educacionais conquistados pelo país na última década e as prioridades para os próximos dez anos. O convite partiu do What Works Hub, programa do governo britânico que é nosso parceiro no Programa South-South.
Durante o encontro, Rachel Hinton, Líder de Pesquisa em Educação Global do FCDO (Ministério de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido), apresentou evidências que indicam a importância das coalizões para alavancar mudanças sistêmicas e sustentáveis nas redes de ensino, com o objetivo de fortalecer a educação. Já a diretora-executiva do Centro Lemann, Anna Penido, falou sobre a experiência de Sobral (CE) e da Base Nacional Comum Curricular, referências no enfrentamento de desafios complexos da educação brasileira.
Na semana anterior ao evento, Anna Penido também se reuniu com representantes da sociedade civil e do poder público no nível nacional e das províncias paquistanesas, além de membros da academia, com o intuito de discutir possíveis soluções para os desafios educacionais do país à luz das lições aprendidas pelo Brasil. O objetivo foi fortalecer a ação da coalizão intersetorial formada a partir do Programa South-South, a qual busca assegurar que todas as crianças se alfabetizem até o 3º ano.
“Atualmente, 27 milhões de crianças e adolescentes paquistaneses de 5 a 16 anos estão fora da escola. O problema afeta especialmente as meninas. A qualidade da aprendizagem é outro grande obstáculo, potencializado pela falta de infraestrutura, práticas e materiais pedagógicos adequados, bem como formação para diretores e professores. Contribuir e aprender com as suas lideranças educacionais têm sido uma oportunidade única de fazer a educação avançar não apenas no Brasil, mas também em outros países que possuem realidades e sonhos semelhantes aos nossos”, ressaltou Anna Penido.
A viagem ao Paquistão incluiu ainda visitas a escolas em zonas urbanas e rurais, encontros com conselhos comunitários da província de Khyber Pakhtunkhwa (KP) e acadêmicos da Universidade LUMS, na cidade de Lahore, uma das mais reconhecidas instituições de Ensino Superior do país.
O Programa South-South nasceu com o objetivo de criar oportunidades para que lideranças do Sul Global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a sua capacidade de criar coalizões e promover reformas que melhorem a Educação Básica em seus territórios. Em sua primeira edição, a iniciativa contribuiu com a formação de lideranças educacionais sêniores do Quênia e do Paquistão.