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Programa South-South dialoga com lideranças educacionais no Paquistão

Fomos ao Paquistão para participar do evento “A Decade of Learning”, promovido pelo Alto Comissariado do Reino Unido para discutir os avanços educacionais conquistados pelo país na última década e as prioridades para os próximos dez anos. O convite partiu do What Works Hub, programa do governo britânico que é nosso parceiro no Programa South-South. 

Durante o encontro, Rachel Hinton, Líder de Pesquisa em Educação Global do FCDO (Ministério de Relações Exteriores, Commonwealth e Desenvolvimento do Reino Unido), apresentou evidências que indicam a importância das coalizões para alavancar mudanças sistêmicas e sustentáveis nas redes de ensino, com o objetivo de fortalecer a educação. Já a diretora-executiva do Centro Lemann, Anna Penido, falou sobre a experiência de Sobral (CE) e da Base Nacional Comum Curricular, referências no enfrentamento de desafios complexos da educação brasileira.

Na semana anterior ao evento, Anna Penido também se reuniu com representantes da sociedade civil e do poder público no nível nacional e das províncias paquistanesas, além de membros da academia, com o intuito de discutir possíveis soluções para os desafios educacionais do país à luz das lições aprendidas pelo Brasil. O objetivo foi fortalecer a ação da coalizão intersetorial formada a partir do Programa South-South, a qual busca assegurar que todas as crianças se alfabetizem até o 3º ano.

“Atualmente, 27 milhões de crianças e adolescentes paquistaneses de 5 a 16 anos estão fora da escola. O problema afeta especialmente as meninas. A qualidade da aprendizagem é outro grande obstáculo, potencializado pela falta de infraestrutura, práticas e materiais pedagógicos adequados, bem como formação para diretores e professores. Contribuir e aprender com as suas lideranças educacionais têm sido uma oportunidade única de fazer a educação avançar não apenas no Brasil, mas também em outros países que possuem realidades e sonhos semelhantes aos nossos”, ressaltou Anna Penido.

A viagem ao Paquistão incluiu ainda visitas a escolas em zonas urbanas e rurais,  encontros com conselhos comunitários da província de Khyber Pakhtunkhwa (KP) e acadêmicos da Universidade LUMS, na cidade de Lahore, uma das mais reconhecidas instituições de Ensino Superior do país.

O Programa South-South nasceu com o objetivo de criar oportunidades para que lideranças do Sul Global compartilhem conhecimentos, práticas e evidências, buscando fortalecer a sua capacidade de criar coalizões e promover reformas que melhorem a Educação Básica em seus territórios. Em sua primeira edição, a iniciativa contribuiu com a formação de lideranças educacionais sêniores do Quênia e do Paquistão. 

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