A

Revista Equidade na Educação

A publicação reúne informações e reflexões sobre caminhos para fomentar a educação de qualidade com equidade. O ponto de partida é a conceituação de temas-chave da educação que queremos, como equidade, igualdade e diversidade, assuntos que são aprofundados na entrevista com a pesquisadora Tatiana Cosentino Rodrigues, professora do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São Carlos (UFSC)

Os leitores poderão acessar uma robusta linha do tempo, que contempla o contexto histórico da educação brasileira, de 1549 aos nossos dias, além de gráficos e tabelas que traçam, por meio de dados, o cenário das desigualdades educacionais no País.

Mas as soluções existem, como aponta Chico Soares, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na entrevista em que aborda diferentes temáticas, como a importância de indicadores e do monitoramento para detectar e corrigir níveis de aprendizagem e promover a equidade educacional.

Estudantes também têm voz na revista, em uma roda de conversa, para contar sobre os desafios que enfrentam e as expectativas que traçam para seus futuros, a partir da educação.

A publicação traz também exemplos bem-sucedidos, de redes de ensino públicas, assim como artigos de gestores escolares, compartilhando suas experiências. Conta ainda com uma entrevista com Mauricio Ernica, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e um dos idealizadores do Indicador de Desigualdades e Aprendizagens (IDeA), em que aponta o preocupante fenômeno do aumento da desigualdade na educação, apesar da melhoria de aprendizagem nos resultados das pesquisas oficiais.

A revista visa contribuir para que as noções de equidade, inclusão e justiça social alcancem o debate público educacional, inspirando o desenho de soluções eficazes para a promoção de uma educação de qualidade para todas e todos.

Acesse a revista completa clicando aqui.

ASSUNTOS SIMILARES

Ver todas as matérias
Centro Lemann

© 2023 – CENTRO LEMANN DE LIDERANCA PARA EQUIDADE NA EDUCACAO CNPJ: 42.605.684/0001-03 - Todos os direitos reservados

Rua dos Pinheiros, 870 - Pinheiros - São Paulo - SP. Cep: 05422-001

Rua Menino Deus, 392 – Centro – Sobral, CE

Política de Privacidade

Desenvolvido por